Séruns para Rosácea

É muito difícil encontrar cuidados específicos para pele com rosácea, que simultaneamente acalmem e hidratem. Ultimamente, tenho estado numa demanda para encontrar os melhores e queria partilhar convosco os que tenho usado.

20190121_113708

Começando pelo primeiro à esqueda, o Leti SR Serum, foi dos primeiros que vi para acalmar a rosácea. Seguem aqui os ingredientes que o constituem:

20190114_120438.jpg

O laboratório afirma que o sérum possui efeitos vasoconstritores e reparadores, ambas funções de medicamentos. No entanto, promete também um efeito anti-idade que não deixa de ser interessante e sempre bem-vindo especialmente com este tipo de problemas. Tenho a destacar os seguintes ingredientes: niacinamida (hidratante e promove a cicatrização), glicerina e pantenol (humectantes) e uma série de óleos de plantas emolientes e semi oclusivos. Apesar de ter perfume no fim da lista, palpita-me que será hipoalergénico e nem se sente.

Quando coloco este sérum no rosto, sinto um alívio imediato da vermelhidão e hidratação imediata da pele. É uma emulsão bem pensada e muito eficaz. O ingrediente que aqui vejo que poderá provocar este efeito é o sulfato dextrano de sódio que melhora a microcirculação cutânea.

Podem encontrar este sérum à venda aqui.

Passando ao seguinte, o Garancia Que Mes Rougeurs Disparaissent! ganha, de longe, o melhor nome destes todos (que as minhas vermelhidões desapareçam!). Seguem os ingredientes:

20190114_120427.jpg

A Garancia tem no seu site que efectuou os seus estudos em 8 pessoas com mais de uma aplicação e que em 30 minutos apaziguou a vermelhidão a 17 pessoas. Acho decente e bela a transparência. Infelizmente na cosmética, os números de voluntários envolvidos nunca são impressionantes porque é caro, obviamente. Uma das substâncias responsáveis por este efeito é um derivado da raiz de alcaçuz que tem um efeito anti-inflamatório. O produto tem também extracto de folha de mirtilo que melhora a microcirculação periférica. Tem ainda centelha asiática e calêndula, ingredientes também eles calmantes. Basicamente enfiaram numa formulação todas as plantas com efeito calmante e apaziguante. Resultou.

Em termos de textura, é menos gordo que o da Leti e, por ter a pele mais seca, prefiro o primeiro. No entanto, tem uma textura agradável e é rapidamente absorvido. Podem encontrá-lo aqui.

Em terceiro lugar temos o Neostrata Redness Neutralizing Serum. Adooooro a Neostrata no geral, pelo que tive de adquirir este para comparar com o da Leti que, até agora, é o meu preferido.

20190114_120503

E é por isto que eu adoro a Neostrata terceiro ingrediente: um PHA! Pimbas! Este é um ácido mais suave do que os seus primos AHA e BHA pois hidrata mais do que esfolia, permitindo uma hidratação mais profunda. Temos também a acompanhá-lo o ácido lactobiónico que é muito semelhante aos PHA na medida em que é suave e eficaz. Depois temos mais uns ingredientes hidratantes e que preservam a barreira cutânea e mais uns extractos de plantas na mesma onda do anterior. Quanto a textura ainda não posso emtir opinião porque ainda não o testei. Podem encontrá-lo aqui.

20190121_113757

Esta lista de ingredientes pertence ao sérum da linha Cicapair da Dr. Jart, muito badalado e que eu ainda não abri apesar de ter ansiado imensamente meter-lhe a mão mesmo antes de chegar à nossa Sephora. Em termos de ingredientes, temos logo no início a niacinamida que ajuda na inflamação e na cictrização e depois uma série de extractos que incluem o de centelha asiática lá para o meio arnica que ajuda na microcirculação e cicatrização. Depois há uma série de ingredientes calmantes e emolientes adicionais. Pela composição, parece-me ser mais líquido pela percentagem de dimeticone e mais adequado a uma pele mais oleosa, até porque o target desta linha é mesmo a pele oleosa e acneica. Vende-se aqui.

20190114_120447.jpg

Por fim, dentro destes séruns específicos para rosácea, temos o Calm Repairing Serum da Paula’s Choice. Este sérum tem talvez uma filosofia mais semelhante ao da Leti, por ter uma base mais oleosa e dar mais conforto à pele, mas em vez de ter a base de manteiga de karité, tem uma base de ceramidas e ácido hialurónico. Mais uma vez, atribuo o efeito calmante ao extracto de raíz de alcaçuz e às próprias ceramidas, que ajudam a reestruturar a barreira cutânea. Vende-se aqui e sim, manda para Portugal!

Há mais dois séruns que entrariam nesta categoria, não por acalmarem a pele direcamente, mas porque dizem ter um efeito indirecto na inflamação e fortalecimento cutâneo. O Copper Amino Isolate da Niod é um sérum de cobre (duh) que supostamente ajuda na inflamação e envelhecimento cutâneo. Depois, o Bio-Performance Glow Revival Serum da Shiseido foi especificamente desenvolvido pela Shiseido para reduzir a inflamação da pele, pois esta está associada a envelhecimento precoce. Lembro-me de ver resultados impressionantes algures no instagram do CosmeAsia, mas não os consigo encontrar de momento, nem sob tortura, o que é um bocado frustrante. O que sei é que, quando o aplico, a minha pele fica bem bem menos vermelha, bela e luminosa. Acho que ele merece uma review só com ele!

20190121_113851

E vocês, se sofrem de vermelhidão, já experimentaram algum destes?

20 Comments

    1. avatar

      Olá! Acho simples e engraçado, é uma versão resumida de alguns destes, o que não é necessariamente mau 🙂

  1. avatar
    Acácia Hagen says:

    Ainda não experimentei nenhum, e por isso mesmo agradeço as indicações!

    1. avatar

      Obrigada ❤

  2. avatar
    Carolina says:

    Boa Tarde Sara! Em relação à fragrância do segundo sérum, também será hipoalergénica? Beijinhos e obrigada

    1. avatar

      Ola Carolina! Habitualmente as marcas têm o cuidado de utilizar perfumes hipoalergenicos neste tipo de produto, por isso diria que sim 😊

      1. avatar
        Carolina says:

        Muito obrigada pela resposta, Sara. De facto é uma saga… Tenho rosácea há muitos anos e é um enorme fator de seres na minha vida, ter de estar constantemente atenta às alterações da minha pele e tentar evitar o avanço da flanarão… Neste momento estou a fazer Metroderme, svr sensifine ar e o tónico hyaluronic da isntree. Mas tenho de começar a usar algum anti idade, afinal já são 32 😉 o serum da letisr está a despertar-me imensa curiosidade… Será que será compatível usá-lo, de dia, por cima de um tónico, por baixo do sensifine, bioderma ar ou apaisac biorga, e com spf por cima? Ou será uma grande confusão de ingredientes? Obrigada, Carolina

      2. avatar
        Carolina says:

        queria dizer “stress” e “inflamação” 😉

        1. avatar

          Claro que é compatível 🙂 funcionaria muito bem nessa rotina

  3. avatar
    Maria says:

    Olá, Sara.
    Obrigada por abordares este tema, tem sido muito útil. Talvez até já tenhas dado resposta ao que vou perguntar mas pode ser que entretanto tenha havido novidades de que estejas a par: enquanto aguardo pela minha consulta com a dermatologista (que possivelmente confirmará a rosácea) queria saber se tens alguma sugestão de um produto localizado (porque -parece-me- no meu caso está numa fase inicial, a vermelhidão e o calor concentram-se numa pequena zona de uma das maçãs do rosto) para acalmar a sensação de calor e, simultaneamente, disfarçar a vermelhidão. Das minhas pesquisas não chego à conclusão de qual/quais são/serão mais eficazes. Muito obrigada.

    1. avatar

      Olá Maria! O que eu mais gosto é o da la roche posay de ataque local! A avene também tem um, mas é péssimo porque faz oclusão e agrava muito a situação. Espero que ajude! 😊 beijinho!

      1. avatar
        Maria says:

        Muito obrigada 🙂

  4. avatar
    Marta says:

    Olá Sara. Já tentaste o da Nesotrata?

    1. avatar

      Ainda não, eu só abro um de cada vez, neste momento estou no da dr jart 🙂

  5. avatar
    Joana Pereira says:

    boa tarde.
    estes seruns substituem o creme hidratante?
    até a data nunca me deu com nenhum de farmácia e a melhor combinação que consigo é água micelar avene, e depois o da rosacea e creme hidratante da clinique. cada vez que altero esta fórmula ressinto me em termos de sensação de pele a rasgar.
    e noto que a minha pior zona é o nariz. já algo mais adequado para a zona do nariz?
    obrigada pelas dicas!

    1. avatar

      Olá Joana! Podem substituir dependendo do tipo de pele, se for uma pele mais oleosa, poderão ser suficientes. Todos eles são específicos para peles sensibilizadas e para auxiliar na hidratação da mesma 😊

      1. avatar
        Joana Pereira says:

        obrigada pelo esclarecimento. a minha pele é do tipo desidratada e resseca facilmente.
        e para o nariz há algum cuidado específico eficaz para reduzir ou atenuar a vermelhidão?
        obrigada

  6. avatar

    O nariz é igual ao resto da pele! Não há no mercado nenhum creme específico para o nariz!

  7. avatar
    Mariana Resende says:

    Não experimentei nenhum. Fiquei curiosa. Com estes e c/ o da medik 8. Irei começar por testar 1 deles. Obrigada pelas partilhas. Esta e outras (de outros projectos) já me orientaram imenso ao longo dos anos. Grata.

    1. avatar

      Ainda bem que ajudou! 🙂 todos estes são boa a alternativas, depende mais do tipo se pele do que se qualquer outra coisa. 🙂

Comments are closed.