Testes em animais

Depois do meu post da The body shop e nalguns blogs que vi, vejo muita gente que nega usar maquilhagem testada em animais. Tenho a dizer que se trata de uma mera ilusão, TODA a maquilhagem é testada em animais. Se não é agora, já o foi.

Sou futura farmacêutica e infelizmente, sou obrigada a fazer experimentação animal, e digo-vos não há NENHUMA empresa de cosméticos que não teste em animais! Mas mesmo nenhuma! Lá porque têm escrito nos rótulos que não o fazem, isso quer dizer que já fizeram ou que enviam para laboratórios independentes.

Já se perguntaram porque a Shiseido tem de testar em animais? A razão disso é porque eles usam uma coisa que se chama nanotecnologia e são a primeiríssima marca a fazê-lo. Se testam em animais, é para que caia o pêlo a um ratinho e não te caia a pele a ti (argumento bem válido usado por uma amiga e colega minha). É uma realidade, não vale a pena sermos hipócritas quanto a isso. Adoro animais e trato-os com o máximo de respeito e dignidade durante a experimentação, mas é necessário e inevitável em novas tecnologias. Em tecnologias mais antigas é possível efectuar testes em culturas celulares, mas testes recentes é necessário esta tecnologia E os testes em animais. Nada substitui um teste num organismo vivo. NADA. Esta é a realidade, não vale a pena iludirmo-nos.

Devemos aos animais a cosmética, os medicamentos e todos os tratamentos, devemos agradecer-lhes, tratá-los com respeito e, ao mínimo sinal de sofrimento asseguro-te de que têm uma morte rápida. Vivem em ambientes adaptados ao milímetro para as suas necessidades e são criados exclusivamente com o propósito de experimentação. Infelizmente, é uma crueldade inevitável e digo-vos, não me foi fácil aceitá-la porque, como muita gente, acreditei que seria possível não testar em animais.Actualmente, sou obrigada a conhecer a legislação e tudo o resto que envolve medicamentos e cosmética e estou razoavelmente informada sobre este assunto.