Uma das reviews mais pedidas por aqui e dos produtos que notei que tenha suscitado maior curiosidade foi o sistema da FIllerina. A premissa do tratamento é bastante simples: e se fosse possível ter o efeito de um filler para quem tem medo de agulhas? Ou seja, este produto foi desenhado para restituir volume ao rosto. Este produto foi-me oferecido pela marca mas, como sempre, a minha opinião seria a mesma tivesse eu adquirido os produtos com o meu dinheiro.
A ciência
Na prática, isto significa que incluíram 12 pesos moleculares de ácido hialurónico que o fizeram penetrar através da pele. Se eu tivesse 1€ por cada cosmético que afima “penetrar na pele” sem qualquer substanciação, estaria rica, mas neste caso há efectivamente estudos de permeabilidade da pele que comprovam esta afirmação. Este teste de permeação foi efectuado com células Franz e permitiu não só perceber quais as moléculas que penetravam na pele (neste caso, que tamanho molecular), como também em que % elas entravam.
Como funciona? Exactamente da mesma forma que os fillers tradicionais, o sistema da Fillerina contém ácido hialurónico, uma molécula que é biocompatível (existe naturalmente no nosso corpo). O verdadeiro desafio deste produto foi como fazer com que um glucosaminoglicano (o nome da família de moléculas da qual faz parte o ácido hialurónico) passe a epiderme e chegue até à derme, onde por sua vez vai restituir o volume perdido na pele. Para conseguir este feito, a marca sintetizou 12 tipos de ácido hialurónico.
Não satisfeitos com este teste in vitro (como ninguém deveria ficar), passaram ao teste in vivo, voluntários aplicaram o protocolo Fillerina durante 7, 14 e 30 dias e foram observados resultados após 3h, contra placebo. O protocolo deve ser realizado da seguinte forma:
- Aplicar 2mL de gel, diariamente, durante 14 dias, de manhã ou à noite (aconselho à noite, se usam maquilhagem, pois o gel pode esfarelar e não corre bem) nas linhas de expressão e regiões onde queremos restituir volume (bochechas, lábios…)
- Deixar o gel actuar durante 10min e depois dar batidinhas (não esfregar, senão esfarela) até absorver tudo
- Quando o gel for absorvido, aplicar 2mL da emulsão hidratante (frasco de líquido leitoso) no rosto e pescoço, massajando até ser totalmente absorvido.
Os resultados
A consequência de toda a investigação da Fillerina é deveras impressionante, as rugas ficam imediatamente preenchidas desde o primeiro dia do tratamento, eu vi o resultado. A sensação que o produto causa é como se se tratasse de um “formigueiro”, mas não veio acompanhado de qualquer vermelhidão ou inflamação durante a aplicação. Porque sei que vou receber esta questão, não notei que os produtos me agravassem a rosácea, o que faz sentido porque o ácido hialurónico é altamente biocompatível, como disse. Os resultados estão à vista no vídeo que encontram no Instagram.
Atentem particularmente às linhas nasogeniais e verão a diferença!
Apesar da emulsão ter perfume na composição, também não notei que me prejudicasse. Achei, inicialmente que não seria suficientemente hidratante, mas a verdade é que acabou por ser.
Deixo também o guia para cada um dos tipos de Fillerina disponíveis (para referência, usei o grau 3)
- Grade 3 – rugas iniciais e de expressão
- Grau 4 – rugas “instaladas” e início de perda de firmeza
- Grau 5 – rugas pronunciadas, perda de firmeza instalada
Agora vem a pergunta que sei que a maioria de vocês já estará a colocar na cabeça: “incrível, quanto tempo dura?”. Ahhh minhas caras, isto é uma luta inglória porque estamos a contrariar a gravidade e a nossa contractilidade muscular. Eu diria que poderão esperar efeitos de 1 a 3 meses. A marca recomenda a que, seguido o protocolo, se utilizem os cuidados de pele da marca. Eu não o fiz consecutivamente, acredito que ajude a prolongar o efeito do tratamento, mas como digo, desta feita não pude atestar.
Conclusão: compraria este produto e usaria de novo.
Para quem é este produto?
Para quem não aprecia a ideia de fillers ou quer prolongar os resultados dos mesmos a um custo mais baixo.
Para quem não é este produto?
Obviamente para quem não tem qualquer sinal de envelhecimento e não precisa. Aconselho também a uma análise profunda do nível de disciplina que a pessoa tem para fazer o tratamento por 14 dias consecutivos. Se não forem capazes de o fazer, não vale o investimento. Exclui-se também quem tem maiores problemas com falta de firmeza do que de volume em rugas, o produto não refirma a pele, apenas restitui volume.