Tal como tinha prometido, coloquei à Professora as vossas questões e aqui vai a primeira parte da pequena entrevista. Espero que gostem e fiquem sempre à vontade para colocar dúvidas mais ou menos científicas por aqui!
Os produtos anti-celulite não funcionam por si mesmos, temos de fazer uma massagem intensa com a aplicação do produto (para cima e para baixo nas pernas, com vigor). Tal como uma pasta de dentes não funciona se não a usarem com uma escova, não se deve usar um creme anti-celulítico e esperar resultados sem fecharmos também a boca, bebermos muita água e acompanharmos de exercício.
A tecnologia destes cremes tem evoluído muito, no meu tempo era à base de extractos de plantas e de algas, actualmente têm cafeína sintetizada que é mais eficaz.
Os que quiserem. Actualmente a maquilhagem tem toda imensa qualidade (excepto a da loja do chinês, que usa muitas vezes componentes proibidos em toda a UE), até maquilhagem de supermercado é excelente (a Nivea é excelente, bem como a Bourjois, Rimmel, Maybelline…)! Mais importante do que a maquilhagem é limpar bem a pele. Isto é crucial. Não vão tomar o pequeno-almoço no prato sujo do jantar pois não? Pois bem, o mesmo acontece com a vossa pele. Nesta faixa etária é importantíssimo limpar, hidratar e proteger sempre sempre, usar todos os dias protecção solar.
Não há idade para o uso de um sérum e sim uma pele que necessita ou não de tratamento extra. Pele mal cuidada precisa sempre de hidratação extra e de extra cuidado. Deve usar-se quando o creme já não chega nem satisfaz as necessidades da nossa pele (por exemplo, na pele seca). Quando se tem rugas profundas (45+), faz sentido um sérum com péptidos ou outras macromoléculas para preenchimento da ruga. [Curiosidade: quando fui ter com a Professora ela estava precisamente a formular um sérum de péptidos para ela, tinha acabado de receber a matéria-prima.]
Qualquer uma.
Claro que não. Desde que não tenha produtos proibidos (como já disse). Hoje em dia até as marcas baratas são excelentes! A maquilhagem fica à superfície da pele, não causa danos absolutamente nenhuns.
Acaba por aqui a primeira parte, a segunda vem aí! Espero que estejam satisfeitas com as respostas e, se estiver a ser demasiado científica ou mais alguma dúvida, é só dizerem nos comentários!