Mais um post com as dúvidas que me têm colocado nos últimos tempos! Esta rúbrica vai ganhar um novo formato, pois vou passar a esclarecer dúvidas num fim-de-semana por mês e, avisarei na segunda anterior quando podem começar a enviar as questões por email apenas. Espero que este formato não incomode ninguém, é só mesmo para que me possa organizar melhor e consiga fazer este tipo de posts mais rapidamente. Por isso, reforço, peço-vos que não coloquem dúvidas neste post, a não ser que estejam relacionadas com as dúvidas aqui colocadas, obviamente.
A Sofia colocou a seguinte dúvida:
Fiquei não a muitos dias a conhecer o teu canal/blog e fiquei logo rendida.
O que me levou a escrever-te foi a curiosidade em tirar algumas duvidas. Tenho 21 anos e apesar de ter estudado marketing no secundário e trabalhar em comercio deixo-me levar totalmente pela publicidade, pela embalagem, pelo que o produto promete e principalmente pelo preço.
Já experimentei de tudo, marcas brancas, caras ou baratas.
No passado já tive graves problemas de acne que foram tratados no dermatologista mas hoje em dia a minha pele é de normal a mista e em nada aparente um futuro tão triste :p
mas o que realmente quero saber é porque só falas em produtos de farmácia e perfumaria…
era que os de supermercado fazem mal a pele?
Como nivea, loreal ou ate essence?
Essas escolhas que tenho feito vão trazer-me problemas futuramente?
O que há de diferente num cosmético de supermercado e farmácia?
desculpa as perguntas parvas mas és sem duvida a youtuber mais inteligente que fala com real conhecimento sobre os produtos.
Quero imenso aprender contigo.
Aguardo ansiosamente uma resposta tua. 🙂
Parabéns pelo teu trabalho
Obrigada Sofia, em primeiro lugar, pelas palavras simpáticas! Se procurares no blog, eu falo de marcas de todos os preços e mais alguns, das mais caras às mais baratas mas, tens toda a razão quando dizes que dou destaque a marcas mais caras e essencialmente de farmácia.
Por ser farmacêutica tenho mais facilidade em conhecer as marcas de farmácia mas, para além disso, têm uma soberba relação qualidade/preço na grande maioria das vezes. Enquanto que no caso da maquilhagem existe um produto ou outro barato e excepcional, nos cuidados de pele, na maioria das vezes, tens o que pagas. Não digo que não existem produtos pontuais excepcionais de algumas marcas como a Nivea, que até já mencionei por aqui, mas quando se trata de cuidados de pele, especialmente para pele sensível (como a tua, pela situação da acne) ou para prevenir o envelhecimento, um creme de 10€ do supermercado não pode ter aquilo que realmente previne o envelhecimento se 1g desse composto custa 20€ ao laboratório vindo do fornecedor (exemplo claro, quase nada é assim tão caro na cosmética, nos medicamentos já é outra história).
Resumindo: normalmente, os produtos de farmácia têm mais do que interessa e de melhor qualidade do que os produtos do supermercado e não é assim tão caro, nalguns casos, dependendo das marcas e dos produtos. Convido-te a comparar os preços de linhas semelhantes por ti mesma, supermercado vs farmácia e vais ver que a diferença muitas vezes é mínima nalgumas marcas e, olhando para a lista dos ingredientes, vale bem a pena!
Em relação a marcas de perfumaria, o target da perfumaria é o glamour associado ou não a eficácia. Mais uma vez, existem muitos produtos de perfumaria que combinam ambos, mas geralmente sempre a um preço acrescido pelo packaging e imagem. Mas, mais uma vez é uma questão de preferência pessoal.
Espero que tenha ajudado a esclarecer.
A Cláudia perguntou:
Eu tenho, talvez, o pior tipo de pele de todos: mista. Mas a minha pele é mesmo de extremos: exageradamente oleosa na zona T e extremamente seca nas bochechas, contorno dos olhos e boca. Depois de Nivea, Garnier, Vichy e até Bioderma, desisti de andar por estas marcas e passar à “artilharia pesada”. Virei-me para a Avène (bastante acessível, até) e comprei o gel de limpeza Cleanance, a loção purificante matificante e o gel-creme Cleanance K. O gel-creme funciona lindamente na zona T mas nas bochechas… o terror!, ficam secas, secas, secas e super vermelhas (ah, já agora, tenho também rosácea…). Optei por usar o Cleanance K na zona T e nas bochechas o Anti-Rogeurs fort também da Avène. Entretanto, parece que a pele se habituou… e decidi mudar de novo. Já não tenho acne e por isso penso que a minha pele apenas precisa de hidratação e não de um cuidado específico. Como nunca usei nada de séruns nem creme de olhos, fiz uma pesquisa e estou decidida relativamente a usá-los. Mas agora as dúvidas: será melhor o Diopticalm da Lierac ou o All About Eyes Rich da Clinique? Os meus olhos andam a queixar-se visto que a pele anda muito seca… Tenho algumas olheiras mas nada de preocupante. Relativamente ao sérum, e tendo em conta que a minha pele apresenta vermelhidão constante, marcas de sol e poros dilatados, será melhor o Idealist Even Skintone Illuminator ou o Idealist Pore Minimizer Skin Refinisher, ambos da Estée Lauder? Relativamente a hidratantes de rosto decidi-me pelo Dramatically Different Moisturizer Gel da Clinique, para peles mistas e para o dia, e vou experimentar também um óleo de hidratação da Clarins, de lótus, indicado para peles mistas (vi no blogue da Coisas & Cenas e decidi experimentar também), para a noite. Que achas disto, tendo em conta que não quero gastar mais de 200 euros? Podes ajudar-me, por favor? Ficaria eternamente agradecida!
Em primeiro lugar queria desmistificar uma coisa que disseste Cláudia, e que oiço muita gente dizer: a pele não se habitua a nada porque não é uma criatura, tal como não respiramos pela pele porque não somos anfíbios. Isto é apenas mais um dos mitos criados pela indústria cosmética. O que pode acontecer quando a pele reagia bem a algo e agora já não reage é um desequilíbrio de bactérias, as bactéricas patogénicas que causam a acne podem ganhar resistência ao anti-séptico que existe no produto de limpeza. Esta é a mesma razão pela qual muita gente diz que se “habitua” a desodorizantes.
Agora que já tirei este peso do meu peito (ahah desculpa, sou nerd) a tua pele não está mista, está estupidamente desidratada! Consegues criar uma rotina de pele simpática por bem menos desse valor. Aconselho a mudares o produto de limpeza para um óleo (como o da Una Brennan ou da linha de camomila da The Body Shop) ou um bálsamo desmaquilhante (como o da linha de camomila da The Body Shop ou da Emma Hardie), seguido de um tónico esfoliante como um da Lierac (o qualquer coisa éclat) ou outro que encontres (estou para fazer um post sobre isso…), seguido de um sérum hidratante como o sos desálterant da Caudalie. Creme de olhos aconselho qualquer um desses dois, mas o diopticalm tem mais água e se calhar é bom para o verão. Segue esta rotina com um creme rico em água e que ajude na vasoconstrição como o sensibio AR da Bioderma, o rosaliac da Uriage ou o Mesostetic couperend maintenance cream que é o melhor creme anti-rosacea que já usei. Podes alternar o sérum da Caudalie com um despigmentante (sou fã do da Caudalie também) ou usar algo como o óleo de Lótus da Clarins à noite. Durante o dia usar sempre sempre protector solar, religiosamente. Podes introduzir máscaras de cuidados específicos também como hidratação ou esfoliação se achares que a tua pele tem necessidade.
Ter uma pele hidratada e equilibrada é meio caminho andado para controlar problemas como oleosidade e aumentar a espessura da pele, diminuindo a rosacea.
Espero que ajude e a tua pele mude para melhor!
A Ana Filipa perguntou:
Olha envio-te este e-mail primeiro para te dar os meus sinceros parabéns pelo trabalho que tens desenvolvido no teu blog e em todas as outras plataformas sociais em que estás inserida! Espero que continues durante longos e largos anos a ajudar com as tuas preciosas dicas quem precisa!
Agora vou passar à parte mais chata, que são uns problemas de pele que eu tenho mas que já nem são de agora.
Então é o seguinte, tenho 27 anos a minha pele é mista a oleosa e tenho algumas manchas provocadas pelo sol no rosto devido aos inúmeros descuídos de quando era mais nova…já há algum tempo que quero arriscar num serúm e/ou creme para prevenir que me apareçam mais e para tratar as já existentes…mas estou um pouco perdida, será que me podes ajudar/aconselhar?
Os poros muito dilatados também são outro problema que tenho… 🙁
A última questão que tenho para te fazer é (e como já referi em cima, tenho 27 anos) que produtos devo começar a utilizar para prevenir as primeiras rugas?
Se nas três questões me dissesses marcas e produtos específicos ficaria-te imensamente grata!
Muito obrigada Ana Filipa pelas palavras, vou tentando com o pouco tempo que tenho, fazer o que consigo (como toda a gente)!
O sérum anti-manchas que mais gosto é o da Caudalie (pareço um disco riscado, eu sei, mas é de facto a melhor relação qualidade/preço que tenho visto), mas a Eucerin também tem uns cuidados específicos bem interessantes anti-mancha, bem como a Clinique, embora seja bem mais cara. Seja qual for o que escolheres, usa sempre sempre e todos os dias, protector solar para prevenir mais danos.
Quanto aos poros dilatados, não há nada que os feche de volta, quanto muito há produtos que disfarçam como um sérum da Esteé Lauder como a Cláudia referiu acima, o Pore minimiser, mas não há milagres a nível de poros, simplesmente.
Acho que deves apostar na hidratação, essencialmente no ácido hialurónico! A Eucerin tem uma linha boa chamada hydraluron-filler com base nesse activo e tens imensa coisa também na La Roche, na Avéne e tantas outras marcas. É só escolher!
Espero ter ajudado!
Por hoje são estas três, mas não desesperem, amanhã haverá mais dúvidas que, desta vez, não tinham fim eheh!
Tens toda a razão quanto à qualidade-preço dos produtos de farmácia! É a mais pura verdade!
Muitos Parabéns por esta nova rúbrica, é fantástica 🙂
De início queria, também, dar-te os Parabéns por esta nova rubrica 🙂
No seguimento de uma dúvida de uma leitora neste post, queria perguntar qual é a tua opinião sobre esses óleos da Clarins desenhados para diferentes tipos de pel, especialmente o de Lotus para peles mistas. Achas que vale o investimento, ou pelo contrário, achas que um sérum em vez de um óleo, poderia ser uma melhor aposta??
Hoje em dia, no mercado há tanta oferta, que é difícil perdermo-nos nela e escolher o melhor produto para nós, com a melhor relação qualidade/preço.
Desde já fica aqui o meu obrigada e continuação de bom trabalho 🙂
Revejo-me na maioria destas situações. Pele mista/oleosa, manchas, enfim… mas só queria perguntar se o sérum que fala da Caudalie se é “Sérum Éclat Anti-Taches, Vinoperfect”?
Se sim, como o usa?
Muito obrigada pela sempre disponibilidade.
Beijinhos, Patrícia.
Obrigada 😉
Eu acho que os óleos são óptimos para regenerar e equilibrar uma pele agredida e excessivamente oleosa. Não creio que sejam melhores ou piores que os séruns, apenas diferentes e cada pele tem a sua preferência. Eu pessoalmente prefiro séruns de verão e óleos de Inverno, pelos primeiros serem mais leves 😉
beijinho e obrigada
Olá Patricia! É esse mesmo, pode ser usado de manhã, todos os dias, antes do hidratante de rosto, seguido de protector solar 😉
Beijinho