A N. colocou-me uma questão acerca de um problema que tem pois não consegue nem pintar as unhas nem remover o verniz sem ficar com as vias respiratórias irritadas. Ela questionou-me se conheço alguma linha de vernizes orgânica para solucionar o problema.
É verdade que quase todos os vernizes que por aí se vendem não são a coisa mais saudável para o nosso tracto respiratório, como já expliquei aqui. É também verdade que, por mais que haja removedores sem acetona por aí à venda, estes não deixam de tresandar e incomodar a longo prazo. Por vezes dois dias depois de pintar as unhas elas ainda têm aquele cheiro a formaldeído…
Até hoje, só conheço uma marca que preza não ter ingredientes agressivos nos seus vernizes e no seu removedor que tem também fama: a Priti NYC. Gosto da transparência deles na página anterior em que listam os ingredientes no site de tudo o que vendem. Experimenta estes, pode ser que sejam a solução para ti! Cá não há à venda, nem na Organii no Chiado (e que já ando para visitar ao tempo, visto que é a única loja de cosmética biológica da nossa capital), mas encontras no Cultbeauty.co.uk, que creio que envia para cá! Este verniz tornou-se famoso pelas celebridades que o usam quando estão grávidas e nós sabemos como são as celebridades!
Espero ter ajudado N., lamento não poder ajudar mais nem dar alternativas mais acessíveis mas, como digo, o mercado está apenas agora a “acordar” para esta problemática. Não sei se já experimentaste o removedor do Lidl (a marca cien deles). É o que uso embora acho que também tresanda um pouco…
Posts que virão a pedido das leitoras:
– Tudo sobre a acne;
– Depilação;
– A verdade sobre o mal que a base faz;
– Anticelulíticos
Peço desculpa por estar a demorar tanto mas estou à espera de ter umas aulinhas de cosmética sobre estes assuntos e postarei nessa altura sobre eles, para que os posts estejam o mais completos possível (vamos ter uma aula dada por um senhor que é ninja dos anti-celulíticos, emoçãoooo!).