Cuidados de mãos

Nesta altura de coronavirus, existem todos os incentivos para lavarmos e desinfectarmos as mãos apropriadamente, o que fazemos sem hesitar porque nem sequer custa nada. No entanto, a consequência disso é mãos feridas e agredidas, pois o excesso de detergentes em contacto com as mãos, levam a mãos gretadas, aparecimento de eczemas e, possivelmente, gretas.

Por isso, seguem os meus conselhos para manter as mãos saudáveis e o menos secas possível.

  1. Troquem o vosso sabonete por algo mais suave.

Pode ser um gel de banho ou algo mais suave, ou um gel de mãos com ingredientes como manteiga de karité ou um óleo lavante (que é, ainda assim, detergente). Algumas sugestões de soluções de lavagem mais suaves estão abaixo.

Diapositivo1
Aésop no Cultbeauty, Nivea Supermercados, restantes em farmácias

2. Utilizar creme hidratante cada vez que lavam as mãos.

Em casa, tenho ao lado do sabonete de mãos tenho uma embalagem de creme de mãos e, cada vez que lavo as mãos, coloco creme. É uma forma fácil de repor a barreira lipídica depois de a remover. A localização próxima ajuda a não esquecer de aplicar creme.

3. Utilizar uma máscara uma vez por semana.

Cada vez existem mais máscaras de mãos de todas as marcas e mais algumas. A maioria vem no formato de luvas embebidas de uma solução hidratante e são excelentes para uma sessão de spa caseira, ou para usar enquanto vêem um filme.

Diapositivo2
Neutrogena em farmácias, Sephora no site próprio e restantes na More Than Beauty, código “MAKEDOWN” para portes grátis!

4. Utilizar um creme mais gordo à noite.

Enquanto durante o dia repomos a barreira cada vez que lavamos as mãos, à noite podemos aplicar um creme mais gordo para que absorva lentamente, uma vez que é expectável que fiquemos sossegaditos durante umas horas.

Processed with VSCO with a5 preset

Aproveito para reforçar a mensagem de que lavar as mãos com água e sabão durante 20 segundos é suficiente. Não precisam de, em cima disso, adicionar uma solução hidroalcoólica ou um gel. Não destruam as vossas mãos gratuitamente, o bicho morre com água e sabão!

3 Comments

  1. avatar
    Neptuno_avista says:

    Eu digo uma coisa: nunca lavei tanto e tão bem as minhas mãos na minha vida, como o tenho feito neste último mês! Tenho tentado hidratá-las sempre que me lembro e reforçar à noite, mas as costas das mãos já se queixam, ainda assim. Essa ideia de máscaras para as mãos parece bem, mas não quero fazer encomendas online durante este período. Vou deixá-las sonhar com isso até que isto acabe.
    Obrigada pelo post, é bastante útil 🙂
    Beijinhos

    1. avatar

      Podes sempre mandar vir localmente, mas percebo porque não o queres fazer 🙂 põe uma camada mais grossa de creme antes de dormir, ajuda mesmo muito 😊 keep safe

  2. avatar
    Cristina says:

    Olá, Sara. Muito obrigada pelas dicas! Com esta situação de andar constantemente a lavar as mãos acabei por ficar com disidrose numa delas. Há algo creme de mãos que recomendes para esta situação? Obrigada.

Comments are closed.