Cremes de olhos

Em resposta a uma dúvida que a querida Sal de Banho me colocou há um século e meio (beijinho! desculpa a demora), venho-vos falar um pouco sobre cremes de olhos. A questão dela era se haveria alguma diferença entre o creme normal e o nosso creme de olhos e se não seria a mesma coisa usar qualquer um nesta área. Na verdade, não são bem a mesma coisa.

Fonte

Como certamente já repararam, a pele em redor dos vossos olhos é bem mais fina e delicada do que a restante pele do rosto, ficando mais facilmente vermelha. Então, a primeira coisa que queremos de um creme de olhos é que não seja muito gordo. Porquê? Ao criar oclusão nesta área muito sensível pode ocorrer o encapsulamento das glândulas sebáceas – milía. Esta situação, apesar de não trazer quaisquer problemas de saúde, é chata e inestética, até porque só se conseguem remover quando a glândula finalmente aflorar à superfície.

Assim, queremos na nossa área em redor dos olhos uma emulsão (isto não quer dizer que não possa ser consistente) ou um gel, nada que obstrua glândulas.

Depois, o controlo de um creme de olhos é mais rigoroso do que o de um creme de rosto. Porquê? Porque bactérias ou fungos junto da área oftálmica podem ser ainda mais perigosos que na cara.

Respondendo à pergunta, se é a mesma coisa usar qualquer creme nos olhos: não, não é.

Há ainda outro promenor interessante, ao contrário do que a maioria das pessoas faz, o creme de olhos não deve ser usado em tooooda a área em redor dos olhos bem como nas pálpebras. Devem só e apenas aplicar onde sentem osso, mais ou menos as que aparecem abaixo (varia de pessoa para pessoa, sintam a vossa):

Fonte

Não devem colocar no tecido que sentirem mole.

Dito isto, nunca se esqueçam de limpar os olhos com o desmaquilhante mais suave possível e com a maior gentileza que conseguirem porque lembrem-se, a maneira como tratam hoje a vossa pele, vai-se reflectir nesta daqui a 5/10 anos!

Deixo-vos com alguns dos cremes hidratantes de olhos que existem por aí. Atenção: são hidratantes e não anti-rugas! Mas mais importante do que ter cuidados anti-rugas é ter excelentes cuidados de hidratação de forma a preveni-las.

1- A-Derma – Sensiphase yeux;
2- Bioderma – Sensibio Gel yeux (com cafeína);
3- Clinique – all about eyes (também existe versão roll on e com cafeína);
4- Garnier – Nutritionist eye roll on (também com cafeína);
5- Nuxe – Contour des yeux prodigieux;
6- La Roche Posay – hydraphase yeux;
7- Lierac – Diopti Gel (existem versões com corrector, anti-rugas, hidratante…tudo para todos os gostos!).

A Cafeína usa-se ainda nestes produtos para causar uma maior vasoconstrição e diminuir os nossos papos (que não são mais do que retenção de líquidos naquela zona) e algumas olheiras (vasculares só e apenas). Agora, que ninguém espere que nenhum creme lhe faça desaparecer as olheiras que sempre teve toda a vida, a ciência infelizmente ainda não arranjou uma solução perfeita para tal problemática!

Por último, toda a gente deve usar creme de olhos!! Para as moças mais jovens: comecem HOJE a prevenir a Cinha Jardim que poderão ser amanhã! Para as senhoras: comecem HOJE a investir em bons cremes para poupar nos liftings de amanhã!