Não há como negar, a maioria das pessoas está neste momento a ter dificuldades financeiras. Por isso, há que fazer cada vez mais uma gestão inteligente do que temos e precisamos, de forma a evitar desperdícios, enquanto conseguimos continuar a ter uma aparência impecável e usar o que nos agrada. Aqui vos deixo algumas dicas e conselhos que, por experiência própria, resultam mesmo.
Não vale a pena estar a guardar o batom x para um dia especial. Não vale mesmo. Porque esse dia especial pode não chegar (esperemos que chegue, no entanto), porque nos vamos esquecer desse batom nesse dia especial e porque o batom se vai estragar à espera de tal dia! Estar vivo é motivo suficiente para celebrar com maquilhagem bonita, e ainda nos pode animar um dia muito pouco especial!
Isto soa mal, eu sei. Mas, a verdade é que muitas vezes deitamos embalagens com muito produto ainda, fora. Cortem as embalagens, abram-nas, espremam o produto até à última gota! Nos champôs e produtos que fazem espuma, acrescentem um nadinha de água à embalagem e agitem para aproveitar os restinhos colados às paredes. Parecendo que não, vão poder usar o vosso produto preferido mais uns dias.
O vosso desmaqulhante peferido está em promoção? Se puderem, comprem mais duas ou três embalagens, especialmente se for um produto com grande prazo de validade e que vocês sabem que vão usar sempre, como hidratantes, desmaquilhantes, champôs e máscaras de cabelos…sei lá! Aproveitem estas alturas e guardem onde saibam deles. Não vale fazer isto e depois comprar algo novo para testar.
Acham que não conseguem viver sem aquele blush que viram naquela blogger em dado momento? Olhem bem para o que têm e vejam se não têm nada parecido. Nem remotamente? Não acredito. E se misturarem dois? Ah, assim já dá.
Usem o que têm, sejam inventivas e diferentes, não sonhem demasiado com o que não podem ter (ahhh um blush tom ford!!!) porque isso não traz felicidade! Adaptem looks que vos agradam ao que têm em casa e podem ter resultados muito bonitos!
Queriam mesmo era um hidratante XPTO. Mas não têm dinheiro. Vão ao supermercado e compram um. Faz-vos alergia. Compram outro. Deixa-vos a pele oleosa. Compram outro, deixa-vos a pele seca. Somem o dinheiro e vejam lá se não dava para ir à farmácia comprar um hidratante como deve ser. Há coisas nas quais não vale a pena arranjar “quick fixes” porque é isto que nos leva mais dinheiro do que comprar logo o que desejávamos/precisávamos. Lembrem-se deste moto.
Para quê ter 3 protectores solares abertos e 4 máscaras de pestanas, se os protectores duram menos de um ano e as máscaras menos de 3 meses? Mais vale ter um de cada aberto de cada vez e usar até ao fim. Não caiam em tentações. Não há problema se for a maioria da maquilhagem (excepto máscaras, como já disse), agora qualquer outro produto, é desperdício!
Não, esfregar limão na cara não vos vai fazer desaparecer as manchas. Ou melhor, até pode, mas a seguir o pH da vossa pele vai baixar bestialmente e arriscam-se a arranjar uma infecção bem jeitosa porque vão perder todas as defesas. Não arranjem problemas que não têm e não inventem, pela vossa saúde. Essas ideias brilhantes acabam muitas vezes em variadas idas ao dermatologista (ou até mesmo ao hospital!), terapias com corticoesteróides e uma vida inteira a comprar tudo exclusivamente na farmácia: desde o desodorizante ao champô. Não que eu não queira futuros clientes. Sejam inteligentes e tenham muito amor por vocês mesmos, não arrisquem a vossa saúde. Agora não podem resolver um problema que não seja grave nem imediato, melhores dias virão e, nessa altura ele ficará resolvido para sempre!
Espero que isto ajude alguém a fazer uma gestão inteligente de recursos e mesmo a mim própria, que não cumpro algumas coisas que aqui escrevi!