Beleza na gravidez

Este post vai dedicado a uma futura mamã da minha família e a muitas outras que não acham informação online sobre isto.

Em primeiro lugar, penso que isto é comum a todas as mulheres, muitas senhoras deixam de usar muita coisa durante a gravidez, com receio do que pode acontecer ao bebé mas, um produto que não vejo ninguém recear, está na casa de todas nós: verniz de unhas! Quase todos os vernizes e removedores e top coats etc têm duas substâncias conhecidas pela sua neurotoxicidade (destruição das células nervosas): o tolueno e o formaldeído. Se isto para nós é relativamente inóquo (leiam mais sobre este assunto aqui) para o pequeno rebento que está a formar as suas primeiras células nervosas, pode ser perigoso a longo prazo. Desaconselho vivamente a utilização de vernizes com estes dois componentes na sua composição!

Em relação a maquilhagem, não creio que haja nenhuma contra-indicação de nada. No entanto, a parte mais importante na gravidez é a hidratação da pele. Afinal, a pele vai ter de esticar e para isso, precisa de elasticidade. O melhor amigo da grávida é o creme hidratante. De preferência sem aromas para não ajudarem aos enjoos e que sejam de rápida absorção. O meu preferido de sempre é este:

La Roche Possay Lipikar Lait

Cumpre todas as especificações anteriores e deixa a pele super hidratada ao longo do dia. Há também a versão “baume” mais gorda, no entanto, a minha pele quando está extremamente seca tem dificuldade em absorvê-lo.

Depois, para áreas problemáticas de hidratação, o bepanthene é um eterno favorito. Áreas como cotovelos, lábios, joelhos, nariz, mamilos se estiverem gretados.

Por fim, o cuidado anti-estrias que deve começar no início da gravidez. Uma coisa que devem saber sobre estrias: são cicatrizes da nossa pele que foi repentinamente esticada, tal como uma borracha quando fica laxa de tanto a esticar, por isso, não desaparecem para o resto das nossas vidas (eu que o diga..). Por isso, há que prevenir acima de tudo!

Como neste ano os óleos estão na moda em todo o lado, este da Eucerin tem boa reputação, bem como o Elancyl da Galénic para quem prefere uma textura mais de loção..

 Edit:
A Szofi acrescentou uma informação extremamente útil ao post:

Infelizmente vou ter de te fazer uma pequena correcção. O retinol, tretinoína, isotretinoína,adapaleno e outros derivados de vitamina A são teratogénicos, ou seja, causam malformações fetais, mesmo quando utilizados por via tópica. Ou seja, é mandatório recomendar às futuras mamãs que deixei de utilizar estes produtos durante o período pre-concepcional e durante toda a gestação. É de referir que muitos dermocosméticos (que não são medicamentos), têm quantidades ínfimas de derivados fraccionados de retinaldeído, cuja segurança não está testada na gravidez, sendo por isso recomendado que sejam postos de lado até ao bébé nascer! Espero ter ajudado 🙂“.

 Muito obrigada Szofi!

Devo referir que o retinol é encontrado em muitos produtos anti-idade e a vitamina A em muitas pomadas como o Halibut e outras. É muito importante ler a lista de componentes sempre.