A ciência da beleza – Não comedogénico e obstrução de poros

Provavelmente já repararam no seguinte aviso nas embalagens de muitos produtos cosméticos: “não comedogénico”. O que quer isto dizer? Quer dizer que não forma comedões, basicamente que não obstrui os poros. Por favor não digam “que deixa a pele respirar” que é algo que leio e oiço constantemente. Nós respiramos através pulmões, a nossa pele não tem pulmões, embora a pele também faça trocas gasosas, não é uma respiração.

Daqui

O que faz com que um produto não seja comedogénico é basicamente não formar uma película gordurosa à superfície da nossa pele, fazendo com que as nossas glândulas sebáceas não consigam expelir o seu produto que se acumula, tornando-se progressivamente mais viscoso e oxidando, dando origem aos tão adorados pontos negros, espinhas, etc.

Hoje em dia isto já não acontece porque as bases são, na sua maioria, oil free, de forma a prevenir acne e outras situações problemáticas da pele. No entanto, nem todos os óleos obstruem os poros.

Substâncias pelas quais devemos procurar (em bases mas também em cremes):
Uma boa opção de base para pele problemática oleosa (facilmente “obstruível”) é a mineral que indiquei anteriormente, pois tem uma curta lista de ingredientes e de origem natural (conceito discutível como já disse, mas vamos alinhar). Bons ingredientes a procurar são:
– Extracto de aloe vera – calmante, anti-inflamatório e hidratante sem ser gorduroso;
– Extracto de flor de camomila – anti-oxidante e anti-inflamatório, acalma a pele;
– Óleo de semente de jojoba – hidratante sem obstruir poros;
– Extracto de flor de calêndula – anti-inflamatório;
– Extracto da árvore do chá (tea tree) – anti-bacteriano, mantém o pH cutâneo;
– Bentonite – argila que remove impurezas na pele;
– Casca de salgueiro – foi daqui que foi extraído pela primeira vez o ácido acetilsalicílico (aspirina) que é um esfoliante e limpa os poros [agora um aparte: por favor, queridas leitoras, não me desfaçam uma aspirina de 500 mg e não a coloquem assim na cara!!!!!!! Não acreditem em tudo o que leêm na internet!];
– Extracto de erva de São João – anti-oxidante, ajuda a reduzir a descamação e a inflamação.
Mesmo que não seja este tipo de ingredientes que encontrem na vossa base, vejam os componentes sintéticos que têm e procurem características semelhantes a estas.

Daqui

Substâncias que devem evitar:

– Oxicloreto de bismuto (bismuth oxychloride) – potencial irritante cutâneo usado para dar um aspecto translúcido e aumentar a durabilidade das bases.
Espero que este post seja minimamente informativo e que vos ajude na escolha de ingredientes que melhorem cada vez mais a vossa pele!

Edit: A Sal de Banho mostrou-me este artigo interessante sobre silicones. De acordo com ele, nem todos os silicones selam os poros, decidi assim tirar essa informação. No entanto, não acreditem na parte em que é referido que os silicones podem ajudar a curar cicatrizes e a hidratar pele seca pois isso sei que não é verdade. O que acontece é que estes componentes vão preencher falhas e irregularidades dando uma aparência de pele perfeita e fornecendo uma tela perfeitamente regular para a maquilhagem (sendo muito usados em primers, como a Miss Bad referiu). Se quiserem, faço outro post sobre silicones que, sozinhos têm mmuuuiiito por onde falar!