A ciência da beleza – Activos anti-envelhecimento

Que componentes devemos procurar num cuidado de pele para melhorar? ácido hailurónico (é mais para hidratação, julgo), colagénio, Q10? E como combinar os cuidados anti-idade com outros problemas, como acne e/ou pele oleosa?
Não será mais eficaz tomar suplementos específicos? Prevenir ou combater desde o interior?

Prosseguindo com a dúvida da MJ, aqui vai um pequeno esclarecimento sobre activos anti-idade. A melhor forma de responder a isto é individualmente porque, apesar de ouvirmos estas palavras todas de seguida com regularidade, são coisas completamente diferentes e nada têm a ver umas com as outras.

– Coenzima Q10, ou cientificamente, ubiquinona:

Simplifcando, é um transportador da cadeia de produção de energia das nossas células, existe no interior de todas as nossas células (no entanto, o fígado, rins e coração possuem maior concentração, pois são os órgãos que necessitam de mais aporte energético). A sua função quando aplicada é de anti-oxidante. Só é solúvel em lípidos e a melhor maneira de a ter no nosso sistema é ingeri-la com os alimentos. No entanto, como é solúvel em lípidos (gorduras) consegue atravessar pelo menos parcialmente, a pele e actuar nela.

– Ácido Hialurónico, ou hialuronano:

É um glucosaminoglicanno que forma a nossa matriz extracelular, ou seja, é o “meio” onde as nossas céululas se inserem e que as sustém. Ao contrário da Ubiquinona, é solúvel em água e é ainda um dos principais constituintes da nossa cartilagem mole como a das orelhas ou ainda no humor vítreo dos olhos.

A sua função não é hidratante, ao contrário do que se diz por aí, mas sim controla a entrada e a saída de água para as nossas células, entre muitas outras funções (que é diferente de ser hidratante, ou seja, controla a hidratação da pele mas não é hidratante por si só).Ele controla a “estrutura” da nossa pele. Com a idade, estas estruturas vão “rigidificando” e vamos perdendo flexibiblidade na cartilagem, nos olhos e na pele, bem como a sua capacidade de regeneração. É degradado pelos raios UV-B. Um dos nomes comuns para o Ác. Hialurónico nos cremes (vejam a composição) é Restylane.

A maneira mais eficaz de o aplicar como anti-rugas é por injecção local e dura até seis meses (atenção é completamente diferente do Botox!).

Imagem: Google

  – Colagénio:

(Reparem, o acento é no “e” e não no “a” como oiço muito boa gente por aí a dizer “coláaaagenio”, em português de Portugal, claro).

Tal como o Ác. Hialurónico, é um dos constituintes da matriz extracelular e existem 12 tipos diferentes de colagénio, todos com função estrutural e de conexão de tecidos.

A questão cómica de incluir colagénio nos cremes é que é uma molécula ENORME que nunca conseguirá atravessar a nossa pele para actuar no seu interior. É como querem fazer passar uma ervilha por um passador de chá. Só se a cozerem e esmagarem em seguida é que isso vai acontecer. 

Portanto, o que interessa é ter cremes que estimulem a produção de colagénio! O colagénio em si é preciso mas tem de ser produzido pelo nosso organismo, uma vez que não há forma de o fazer entrar através de um simples creme para o interior da nossa pele.

Em relação a combater desde o interior, nunca esqueçam que estes componentes não estão SÓ na pele! Ao estarem a ingeri-los como suplementos podem estar a causar um desiquilíbrio em todo o organismo e a causar problemas graves. Se sentem necessidade de algo deveras eficaz aconselho injecção local. Não existe só Botox para injecção e sim um mundo de tratamentos que devem ser acompanhados por um profissional que adapta o tratamento à condição de cada uma. Sei que parece extremo e invasivo, mas frequentemente não o é, é menos invasivo que uma sessão de acupuntura e produz resultados efectivos. Não o façam é em sítios não certificados nem com alguém que não seja médico cirurgião.

Imagem: Google

No entanto, a minha alternativa preferida continuam a ser os cremes. Aconselho a investir num creme excelente anti-rugas. São caros, é verdade, mas os baratos têm uma concentração vestigial de activo (qualquer coisa como 0,0003% do que realmente interessa). Não desperdicem dinheiro em coisas que não podem funcionar. Mais vale um caro e bom do que 4 que custam o mesmo que esse. É a minha visão mas compreendo que muita gente não a partilhe ou não tenha condições para a cumprir. Outra coisa importante nos cremes anti-rugas são embalagens herméticas de pump. Esqueçam coisas que vêm em boiões! Abrem uma vez e lá se foi o activo todo do creme!

O melhor cuidado anti-rugas que posso recomendar a quem quer que seja e para todos os bolsos é: protejam-se do sol e hidratem a pele! De Verão e de Inverno protector solar é essencial.

Em relação ao acne conjugado com anti-idade, é um compromisso complicado uma vez que a maioria dos produtos anti-acne destroem os elementos que conferem hidratação e elasticidade à pele, o meu conselho é procurar um bom dermatologista e usar uma linha para acne adulto.

                                 __________________ ” ____________________

Em suma, espero ter esclarecido alguns mitos e ter informado um pouco sobre esta temática!

PS- Avisem se estiver demasiado técnico, às vezes entusiasmo-me…