Depois do guia mais aprofundado sobre retinóides, sei que muita gente ficou frustrada com a promessa de eficácia de retinóides não ser válida para si porque a pele não os tolera. Eu compreendo provavelmente melhor que ninguém, porque eu própria não tolero 99% dos retinóides do mercado. Retinal então… até tenho receio de experimentar porque nem o retinol eu tolero. Assim, achei que seria interessante partilhar aqueles que fazem parte do 1%.
Comecemos então com este Endocare expert drops firming. A proposta deste produto e dos outros 2 que fazem parte desta gama (que inclui também um protocolo de hidratação e outro para manchas) é ter 2 séruns complementares, um para usar de manhã e outro à noite. Neste caso, temos o firming drops para usar de manhã e o soft peel para a noite. Eu como sou rebelde, uso como me apetece e uso intercalados à noite.
O firming serum tem mucina de caracol (o patenteado SCA da endocare), e péptidos para ajudar a prevenir e combater sinais de envelhecimento. Tem uma textura viscosa, porém nada oleosa e é um prazer de utilizar. Adorava que fizessem estes séruns sozinhos e em maior quantidade, são ambos incríveis.
Já o soft peel é um sérum de retinol tão tão bem formulado. Tem uma textura um nadinha mais oleosa que o firming serum, mas viscosa, como se fosse um oleogel, mas imediatamente absorvido pela pele. Além do retinol, este sérum tem também bakuchiol, niacinamida e pantenol. O backuchiol tem alguma evidência de ajudar a aumentar a eficácia do retinol quando adjuvado e a niacinamida e o pantenol ajudam a minimizar os efeitos adversos do retinol.
No geral, estou a adorar este sérum, acho-o magnífico e recomendo a quem tem pele sensível talvez começar por aqui, mesmo que consigam usar 1-2x/semana, mas obviamente a minha pele não é todas as peles sensíveis, por isso tenham sempre uma abordagem cautelosa.