Cuidados com o corpo

Devo admitir que não sou a pessoa mais consistente nos cuidados com o corpo. Podia fazer aqui toda uma sessão de excisão dos porquês por detrás disso, mas tem muito que ver com a minha auto-estima e com alguns problemas de saúde que tenho. Como o meu corpo nunca fez questão de me tratar bem, eu também nunca fiz questão de o acarinhar. O que é parvo, uma vez que é a minga casa e a “vingança” não me beneficia em nada porque afinal, só a mim me prejudica.

Posso não fazer nada de especial, mas há duas coisas que fiz toda a vida: usar um gel de banho hidratante que não me deixe a pele logo seca e seguir com um creme ou óleo depois do banho. Para mim já não é sequer algo em que pense, é automático. Como criança e adulta com dermatite atópica (embora agora esteja tão calminha que até me esqueço que a tenho… *bate discretamente na madeira*), hidratar a pele é uma questão de sobrevivência, mais do que propriamente um capricho ou um momento de auto-cuidado daqueles que vemos nos anúncios.

Por ter nascido basicamente sem barreira cutânea de jeito em todo o corpo, sempre tive muita dificuldade em arranjar cuidados de corpo que satisfizessem as exigências da minha pele. A maioria dos cremes do mercado que são suficientemente emolientes têm uma grave falha que é não ter um equilíbrio da fase aquosa suficiente, o que faz com que façam apenas uma película gordurosa sobre a pele seca, deixando abaixo desta película a pele a escamar e causando uma comichão horrível, à qual se associa calor e desconforto geral, fazendo com que pôr creme seja pior que não pôr.

Quando estava neste estado, só havia uma coisa que resolvia: o Lipikar Lait da La Roche Posay. Era o creme perfeito para a minha pele, apesar do nome “lait” e de ser menos gorduroso que o equivalente bálsamo, antes de ser reformulado há 2 anos, tinha uma textura quase de “mousse”, uma coisa magnificamente formulada. Com a reformulação, tornou-se uma emulsão menos viscosa, mas muito menos equilibrado na minha pele, perdendo o estatuto de Santo Graal salvador da pátria em que o tinha. Assim surgem todos os outros que aqui veem:

  • Bioderma Atoderm Baume – Acho que é o mais próximo do antigo lipikar lait. Não tão perfeito, mas está quase
  • Neutrogena deep moisture – Mais oleoso e gordo, ideal para os meses mais frios
  • Neutrogena reparação intensa – Menos oleoso que o anterior, mais rapidamente absorvido e com silicones que ajudam a prolongar a hidratação e a vestir mais rápido sem sujar a roupa.
  • Ultra suave corpo leite hidratante apaziguante de aveia – Adoro esta gama da Garnier! Super baratos, agradáveis, bom perfume, magnífica hidratação. Este é bem mais leve que a formulação do de mel, mais leitoso e com menos óleo, mas adoro o cheiro deste creme, discreto, mas leve e super fresco.
  • Cerave Moisturizing cream – Acho que é o meu favorito a seguir ao da atoderm. Para mim, é como uma caneta Bic. Posso ter muita coisa mais bela, mais floreada, mais tudo. Mas, simplesmente, as canetas Bic deslizam melhor e fazem um melhor trabalho e mais rápido. Sem floreados nem mimimis.
  • Skybottle Viva la Pink – Raramente gosto de cremes de corpo perfumados, porque tenho perfumes muito bons e não quero “conspurcá-los” com o cheiro dos cremes de corpo. No entanto, este tem um cheiro tão elegante que é uma exceção à minha regra que, na verdade, complementa os meus outros cremes.

Muitas vezes, o passo da lavagem é menosprezado porque pensamos que não há muito para inventar na parte de lavar a pele. Mas, a verdade é que há muitas variáveis que podemos usar a nosso favor. Em primeiro lugar, estou sempre a repetir isto, mas aqui vai mais uma vez: água do banho é para lavar, não é para escaldar patos. Por favor lavem-se com água tépida (à temperatura do corpo) e não com água tão quente, que são confundidos com o D. Sebastião no meio da nevoa, a sair da casa de banho. Lavar o corpo com água demasiado quente emulsifica as gorduras naturais na nossa pele, além de matar todos os micro-organismos benéficos que temos na pele, é uma chacina.

Depois, escolher um produto de lavagem suave é de extrema importância. Pessoalmente, adoro os oleogeles, como este da La Roche Posay e da Cerave, que são óleos, mas que formam uma espuma ligeira e leve. Não vale a pena escolher produtos sem sulfatos ou sem determinados ingredientes porque não faz qualquer sentido evitar ingredientes, quando é o balanço final da formulação que torna o produto secante ou não.

Se, ainda assim, as áreas secas precisam de algum amor, deixo a ideia destes dois bálsamos, o da Neutrogena e o da Real Barrier, que eu basicamente acabo a usar como creme de mãos, pés e cotovelos.

Por fim, porque já sei que vai ser tema de grande interesse: e, se eu não for como tu e me preocupar efetivamente com o meu corpo e com a firmeza e envelhecimento do corpo? Pois que também temos sugestões para isso!

  • Sesderma acglicolic – um creme de corpo com ácido glicólico que esfolia, estimula a produção de fibras elásticas, reduz manchas no corpo e ajuda também com acne no corpo e queratose pilar (pele de morango). Portanto, faz um pouco de tudo com uma excelente textura.
  • Hada Labo Tokyo Firming lotion – então anteriormente falávamos do ácido glicólico e das coisas boas que faz. Se querem prevenir o envelhecimento do corpo, no entanto, é de retinol que precisam. Esta loção hidratante previne o envelhecimento precoce, refirma e ajuda a pele a voltar ao sítio.
  • The Chemistry Brand Retin-oil – Adorava este óleo. Adorava porque vai ser descontinuado. Paz à sua alma.
  • Revolution AHA Smoothing – Este da revolution tem ácido glicólico como o da Sesderma, bem como ácido láctico, mas tem uma textura menos agradável, esfarela um pouco em mim, por isso, é um bocadinho menos bom.

Estes são alguns dos meus produtos em rotação nos últimos tempos, de corpo. Ficam a faltar esfoliantes de corpo, cremes de mãos e pés.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s