Review – Vichy mineral 89 Probiotic

O muito aguardado @vichylaboratoires mineral 89 probiotic fractions chegou como #oferta recentemente e pu-lo quase imediatamente a uso, não só pela curiosidade (que, vamos lá, eu tenho em relação a tudo), mas essencialmente porque no evento de apresentação, a responsável de I&D da Vichy mencionou um focus group dos testes que tinha rosácea.

Antes de mais, comecemos pelo início: o que é um probiotico? Referimo-nos a probioticos quando falamos de bactérias vivas que são colocadas em determinada parte do corpo com o intuito de auxiliar a flora local e acrescentar população à mesma, chamemos-lhe. Usados há décadas nos intestinos, tem aumentado o interesse, a relevância e eficácia dos mesmos na pele. Acontece um problema, no entanto: não podem ser comercializados cosméticos com organismos vivos, sejam eles patogénicos ou auxiliares. Assim, enquanto lemos este termo em muitos rótulos, o mesmo não poderá ser assim ipsis verbis, tratando-se mais de pré-bioticos, ou seja, substâncias que auxiliam a flora do que de pro-bioticos.

Este produto tem como “ingrediente-estrela” o fermento de vitreoscilla, uma bactéria filamentosa que podemos também encontrar em alguns produtos da La Roche Posay e que tem sido estudada pelo grupo L’Óreal. Neste caso, o termo probiotic fractions refere-se provavelmente aos produtos metabólicos destas bactérias sob a forma do extracto listado no INCI do produto, que vai auxiliar as nossas bactérias a manter a pele saudável.

Este é um sérum extremamente simples e pensado para pele comprometida, tem apenas estas fracções de probioticos, niacinamida (calmante) e humectantes (para hidratar e preservar a elasticidade da pele). Não tem perfume ou sequer um “conservante directo” que eu consiga discernir. Como consequência, tem um cheiro a meias velhas de fermentado bacteriano que poderá não agradar a todos, a mim não me incomoda minimamente e dissipa-se assim que espalho o produto na pele.

Quando o comecei a usar, notei a minha vermelhidão a reduzir de dia para dia, a minha rosácea a ficar mais calma e a pele mais homogénea. Não é um milagre e, pelo meio tive uma crise, mas a recuperação da mesma foi bem mais rápida do que é costume.

Se não têm problemas de pele, este produto vai ser uma desilusão. Entre problemas de pele destaco: acne, rosácea, dermatite seborreia, eczemas ou quaisquer reacções inflamatórias aleatórias. Mantenham-se com o mineral 89 original que vos vai agradar mais. Este é para quem tem uma pele exigente e esquisita, que está sempre a querer qualquer coisa que não se sabe bem o que é e uma barreira comprometida. Vou certamente comprar este produto e acumular stock do mesmo e agradecia se a Vichy pudesse não mo descontinuar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s