NIOD – Guia de utilização

A NIOD é, para mim, a mais difícil das marcas da Deciem para o consumidor normal. A sua abreviatura significa “non-invasive options in dermal science” e se há marca que precisa de um guia de utilização, é a NIOD. Espero que este post vos informe e dos ajude a escolher os produtos por vós mesmos e entendam a maravilhosa ciência que está por detrás de alguns deles. Para nos dificultar a vida, esta é a marca da Deciem que mais reformulações sofre, uma vez que existe um compromisso de melhoria das formulações, sempre que possível.

Core Regimen

Copper Amino Isolate 2:1

Este é um sérum cujo principal componente é o péptido de cobre GHK (sequência glicil-histidil-lisina). Este péptido, sem o cobre, está presente por exemplo no buffet da The Ordinary. Este péptido liga-se, em parte a um átomo de cobre, formando um complexo que a marca diz estimular a produção de colagénio. Tem ainda a capacidade de ajudar na atração dos agentes endógenos que ajudam na cicatrização da pele. Além de todos estes efeitos anti-envelhecimento incríveis, a molécula tem ainda uma capacidade anti-oxidante. Estabelece o equilíbrio de glucosaminoglicanos (como o ácido hialurónico) na pele.

Algumas das publicações que consultei, indicam uma acção anti-inflamatória, cuja aplicação ainda não foi amplamente estudada em patologias cutênas.

O que faz: reduz rugas, restitui um pouco da firmeza e reduz a inflamação e tem um perfil de segurança super robusto.

Para quem é: para qualquer pessoa que deseje efeitos anti-envelhecimento e reparadores para a pele. Textura aquosa não adiciona qualquer oleosidade ou oclusão e é enriquecido com ácido hialurónico para uma acção hidratante.

Utilização: de manhã e à noite, a marca desaconselha a não adjuvar no mesmo momento com ácidos e vitamina C.

Qual a diferença comparativamente ao “buffet + copper peptides” da The Ordinary: é difícil de perceber pelas informações da marca mas, pelo que compreendi, reside na ligação directa do cobre no caso da TO e na ligação pós mistura extemporânea no caso da NIOD, que permite uma aplicação do sérum com maior potencial anti-oxidante. Além disto, o da NIOD tem uma concentração superior de GHK. Resumindo: o da NIOD será mais eficaz, como esperado.

https://www.hindawi.com/journals/bmri/2015/648108/
https://www.mdpi.com/2079-9284/5/2/29
https://www.mdpi.com/2079-9284/2/3/236

Copper Amino Isolate Lipid 1%

Ao contrário do sérum anterior, este está veiculado numa base lipídica, ou seja, é um produto gorduroso. Ao invés do GHK-Cu, este produto tem o palmitoíl-GHK-Cu, ou seja, ligaram um grupo palmitato à molécula anterior de forma a conferir-lhe afinidade para gorduras, atravessando a barreira cutânea. Tem exactamente a mesma função que o sérum anterior, mas é gorduroso e está veiculado em esqualano “espessado” para que forme uma espécie de gel (que não é um gel porque o espessante é um amido hidrolisado e não há formação de uma rede, requisito para um gel).

Foram adicionados a este ingrediente mais uma série deles com efeitos também refirmantes e de promoção da barreira cutânea.

O que faz: Reduz rugas, restabelece o manto hidrolipídico da pele e devolve alguma firmeza à mesma.

Para quem é: Para qualquer pessoa de pele mista a seca que deseje conforto e acção anti-envelhecimento.

Utilização: A marca aconselha a utilização no período da noite, diria depois dos restantes séruns mais aquosos, até em substituição do hidratante, se for suficiente para a vossa pele.

Multi-Molecular Hyluronic Complex

Este produto diverge de muitos outros do mercado por apresentar o ácido hialurónico na sua forma de ácido e não na forma de sal hialuronato de sódio. A vantagem disto é o poder aumentado de hidratação da forma acídica do ácido hialurónico que aumenta a elasticidade da pele e retém a hidratação de forma bem mais eficiente do que a do seu sal.

O que faz: aumenta os níveis de hidratação da pele por retenção da mesma.

Para quem é: para qualquer pessoa com a pele desidratada, ou seja, qualquer pessoa.

Utilização: utilizar de manhã e à noite, de preferência com a pele húmida, antes ou depois de outros séruns e antes do hidratante e/ou protector solar

Modulating Glucosides

Este é um complexo de moléculas concebido para reduzir a sensibilidade cutânea, desconforto e irritação. Este complexo de glucósidos inclui, entre outros, o Rosmarinyl Glucoside, Caffeyl Glucoside, Gallyl Glucoside (RGC complex). Este complexo revelou, num estudo com voluntários humanos e celular uma melhoria em rosácea eritmotelangiectatica especificamente porque actuam na cascata da inflamação e na libertação de histamina (o que indica que pode também ser útil para situações de alergias). Além disto, mostrou-se também reduzida a excreção do factor de crescimento vascular, envolvido num aumento de extravasamento capilar durante a inflamação. Resta saber se a concentração utilizada neste estudo é semelhante à presente neste produto deste complexo.

O que faz: ajuda a controlar situações inflamatórias como rosácea ou alergias, acalmand o a pele.

Para quem é: para quem tem estes problemas de compromissos cutâneos.

Utilização: utilizar de manhã e à noite, a seguir a séruns aquosos como o CAIS.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4598363/

Survival(S)

A colecção dos survivals é ligeiramente diferente porque o 0 não tem SPF e os com números apresentam o SPF correspondente. A base de todos os séruns é uma combinação de anti-oxidantes como a luteína, a superóxido dismutase, pycnogenol e tantos outros bem como de alguns pré-bióticos que ajudam a reforçar a barreira cutânea. O objectivo do Survival 0 é assim reforçar a barreira cutânea e protegê-la como uma pré-protecção anti-oxidante antes da protecção solar.

A protecção solar destes produtos é exclusivamente mineral e advém do dióxido de zinco veiculado em silicones para uma textura mais agradável e do dióxido de titânio. Os SPF apresentados são de 10, 20 e 30. Embora a marca sugira para adaptarem o SPF ao vosso nível de melanina e ao nível de UV que existe na região em que se encontram e muitas autoridades como a OMS indicarem um SPF mínimo de 15, o meu conselho seria optarem pelo de 30, apenas e só porque na protecção solar, mais vale de mais, que de menos. Deixo ainda o alerta de, nas peles mais escuras, por se tratarem de filtros minerais e de não estarem sob a forma de nanopartículas, deixam um pouco de white cast.

O que faz: protege a pele do stress oxidativo e das suas consequências como envelhecimento precoce ou manchas. Alguns desta gama têm também SPF e ajudam a proteger do sol. Reforço que o 0 não tem protecção solar, mas os outros têm SPF equivalente ao número que apresentam.

Para quem é: para qualquer pessoa que deseje uma exposição solar com menos dano.

Utilização: no caso do Survival 0, utilizar depois de séruns hidratantes como o MMHC e antes do creme. No caso dos restantes, utilizar como último passo da rotina da manhã, substituindo o protector solar.

Yešti

Myrrh Clay

Cada vez que falamos de mirra, só me lembro dos 3 reis magos, porque realmente não há muitas utilizações modernas para esta planta ou mais concretamente, a sua preciosa resina que sempre foi utilizada. Esta máscara é inspirada na utilização da mirra na medicina ayurvédica e tradicional chinesa onde o ingrediente era utilizado como anti-oxidante ou para acelerar a cicatrização de feridas.

No entanto, o verdadeiro benefício da mirra advém da tonificação que providencia à pele, ajudando na firmeza da mesma. Esta máscara tem como intenção devolver a firmeza à pele sem recurso à formação de filmes. Não encontrei grande literatura sobre isto e deixo a alerta de que a mirra tem óleos essenciais e que, por esta razão, este pode não ser o melhor produto numa pele sensível. No entanto, as reviews no site do produto são impressionantes, existe uma legião de fãs do mesmo que garante que os efeitos são visíveis e impressionantes na firmeza.

O que faz: refirma e alisa a pele.

Para quem é: para qualquer pessoa que deseje um aspecto mais firme da sua pele.

Utilização: 15min/1x semana. Cuidado nas peles extra-sensíveis porque podem não reagir da melhor forma. Aconselho a testarem primeiro numa pequena área.

Sanskrit Saponins

As saponinas são um grupo de compostos derivados de plantas que são naturalmente tensioactivas ou detergentes e produzem espuma em contacto com a água. Podem existir na forma já saponificada em algumas plantas (como por exemplo nas agora tão famosas nozes de saponária) e também podem ser obtidas através de uma reacção de saponificação de gorduras criando aquilo que conhecemos como sabonetes. O objectivo deste produto é fazer uma limpeza eficaz da pele.

Tal como os restantes produtos desta linha, este produto é inspirado na medicina ayurvédica e em tradições milenares muito antes dos sabonetes ou águas micelares existirem.

O que faz: limpa a pele de impurezas e oleosidade.

Para quem é: eu diria mais para peles oleosas porque é bastante “intenso”.

Utilização: utilizar dia sim, dia não 1x/dia para lavar o rosto depois de desmaquilhar. Este produto não remove maquilhagem.

https://www.sciencedirect.com/topics/pharmacology-toxicology-and-pharmaceutical-science/saponins

Mastic Mud

Outra resina de árvore, desta vez do género Pistacia Lentiscus e os benefício da goma mástica aparecem no maravilhoso De Materia Medica (a primeira farmacopeia). Pelos vistos era uma planta tão preciosa que foi criminalizado o seu roubo e houve umas quantas escaramuças e matanças devido a árvores destas.

A verdade é que esta resina tem propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas e, nesta máscara está com a intenção de limpar os poros, reduzindo assim o seu aspecto.

O que é: uma máscara de argila para reduzir o tamanho dos poros e limpar profundamente.

Para quem é: para quem vive atormentado pelos seus poros (eu sei que vocês existem, mandam-me mensagens com regularidade).

Utilização: utilizar em camada fina após a limpeza e deixar 10min. Lavar com água e não usar nenhum produto para o lavar para fora da cara. Pode deixar um acabamento “colante” devido à goma. Não lavem, prossigam com a rotina.

https://www.mdpi.com/2079-9284/5/3/50

Support Regimen

Flavanone mud

Esta é uma máscara de argila que tem um efeito de glow instantâneo por uma acção purificante combinada das suas argilas como caolino, sílica e mais uma série de argilas extraídas de vários locais. A ideia da máscara é que a argila é altamente purificada e micronizada, fazendo com que a mesma penetre na pele e tenha efeitos a longo prazo na qualidade e viço da pele. Tem ainda uma série de anti-oxidantes como resveratrol, alguns fermentos e outros ingredientes para minorar a acção adstringente da máscara.

Já algumas amigas de pele extremamente oleosa me vieram reportar as maravilhas deste produto para uma pele que tem bastante oclusão como pontos negros e brancos, uma vez que funciona às mil maravilhas para minorar estes problemas.

O que faz: é uma máscara de argila que desobstrui a pele e lhe dá uma luminosidade e homogeneidade de tom.

Para quem é: peles oleosas a mistas e relativamente resistentes, uma vez que o efeito da máscara é algo adstringente.

Utilização: pode ser usada em camada fina 1x/semana 10min ou, como a marca aconselha para uma diferença mais duradoura: usar todos os dias durante 5 dias (10min/dia) e depois manter com 1x/semana (10min).

Neck elasticity catalyst

Este produto combina ingredientes que estimulam a síntese de elastina como alguns péptidos e outros ingredientes que estão na formulação com o objectivo de inibir as elastases, as enzimas que degradam a elastina na nossa pele. Adicionado tem também ácido hialurónico (e não o hialuronato de sódio, como mencionado no MMHC).

O que faz: este produto ajudará a recuperar a elasticidade do pescoço e a mantê-lo com um aspecto mais jovem.

Para quem é: para qualquer pessoa que se preocupe com o envelhecimento do pescoço especificamente e deseje um produto específico para evitar a perda de firmeza dele.

Utilização: espalhar no pescoço depois da aplicação de séruns.

Bio-lipid concentrate

Este é um produto curioso, cujo objectivo é aumentar o tamanho dos lábios e deixá-los mais rosadinhos e hidratados, reduzindo ainda a aparência das linhas do temido “código de barras” devido ao complexo de péptidos que tem presente, óleos hidratantes, ácido hialurónico (em cross-link com fibras konjac para maior preenchimento).

O que faz: ajuda a devolver a cor aos lábios, aumenta o volume dos lábios e reduz as rugas do contorno labial.

Para quem é: Para qualquer pessoa que deseje reestabelecer a aparência jovem dos lábios. Poderia ser interessante a utilização deste produto em lábios mais secos também poderá ser interessante.

Utilização: utilizar 2x/dia durante 30 dias e depois utilizar 1x/dia daí em diante.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4127822/

Low viscosity cleaning esther

Baseia-se no princípio de que semelhante dissolve semelhante. Basicamente é uma mistura de álcoois gordos esterificados que se tornam fáceis de remover precisamente devido a este processo de esterificação. Assim, ao contrário de uma água micelar, este produto poderá ser deixado em contacto com a pele pois não tem tensioactivos na sua composição. Este grupo de moléculas (ao que percebi) aumenta também a permeabilidade cutânea, daí a claim da marca de que potencia todos os tratamentos que aplicarem a seguir.

O que faz: limpa a pele de maquilhagem, protector solar e gordura.

Para quem é: para qualquer tipo de pele.

Utilização: massajar na pele seca e remover com água ou utilizar um algodão e usar para remover maquilhagem, sem necessidade de enxaguar.

Ethylated l-ascorbic acid 30% network

Então para os entendidos nestas lides, provavelmente saberão que o ácido l-ascórbico é na verdade a famosa vitamina C. E vocês perguntam: porque raio hei-de comprar esta se a The Ordinary tem umas 10 por onde escolher?

E perguntam bem, sim senhores. Então devem escolher esta (caso po$$am) porque não tem só vitamina C. A vitamina C nesta formulação está numa concentração elevadíssima de 30% (a maioria dos produtos vai até aos 10% e raramente está correctamente estabilizada). Esta concentração elevada de vitamina C está ainda acompanhada da incrível enzima anti-oxidante superóxido dismutase, de selénio e zinco para preservar a barreira cutânea e reduzir o risco de intolerância ao produto. E se vocês estão a pensar: mas que diferença faz a vitamina C estar ou não estável na minha vida?… Tenho novidades para vos dar, faz toda a diferença porque pode significar que a mesma vos está a danificar a pele e não a protegê-la, sendo responsável pelo mesmo stress oxidativo que deveria evitar. Assim, este produto não tem água e usar uma forma etilada de ácido l-ascórbico para o estabilizar a alta concentração.

O que faz: previne o stress oxidativo, ou seja, o envelhecimento prematuro, manchas e estimula a síntese de colagénio e elastina, contribuindo para uma melhoria global da aparência da pele. Permanece um dos ingredientes com maior quantidade de evidência científica que apoie a sua utilização.

Para quem é: não sou uma mulher de apostas, mas apostaria que o pH a que este sérum foi formulado terá sido baixo para a estabilidade da vitamina C. Por isso, aconselho para todas as peles, mas cautela nas sensíveis.

Utilização: por alguma razão que desconheço, a marca aconselha a utilização à noite. A maioria dos anti-oxidantes têm maior efeito quando usados durante o dia, o que me leva a crer que existe aqui uma forte razão para esta indicação. Vou averiguar junto da marca e, assim que tiver justificação, coloco-a aqui.

Hydration vaccine

O princípio deste produto é relativamente simples, comparativamente com outros da marca. Ele hidrata por oclusão parcial, evitando a perda de água transepidérmica e mantendo o factor natural de hidratação da pele. Resumindo: é um creme. Mas depois não é. Porque na verdade é um gel de silicone que aprisiona a água na pele. Além disso, tem também mais algumas moléculas que ajudam a reter a água na pele.

O que faz: mantém a pele hidratada.

Para quem é: para todas as pessoas que pretendam hidratação, mas que adooooorem texturas matificantes. Peles oleosas, é convosco.

Utilização: aplicar depois dos séruns e antes do protector solar, como qualquer hidratante.

Photography fluid 12% & 8%

Em princípio, estes produtos são extremamente semelhantes ao photography foundation da Hylamide, embora os ingredientes sejam ligeiramente diferentes e, por isso, não vos sei dizer como diferirão as texturas uma vez que ainda só experimentei o último. Acredito que o tamanho das partículas neste, seja mais pequeno. Ainda falta dizer afinal o que isto é, não falta?

Tratam-se de séruns que reflectem a luz e com pigmentos correctores de cor que substituem uma base, mas sem cobertura, dando luminosidade à pele e deixando-a mais homogénea, qualquer que seja a sua cor. Podem também ser utilizados como primer. Segundo a marca, este produto foi desenvolvido (e como o nome indica) a pensar em fotografia e em deixar-nos com a melhor cara possível do outro lado da lente, mas sem cobertura de pigmentos tradicionais. Tem ainda ingredientes hidratantes para manter a pele hidratada com o produto. O de 8% pelo que entendi, reduz a absorção da luz e faz menos reflexão, o que eu interpreto como sendo mais adequado para tons de pele mais escuros.

O que faz: homogeniza o tom de pele e disfarça vermelhidões sem cobertura.

Para quem é: para qualquer pessoa que não goste de muita cobertura e goste de uma pele natural e luminosa. 12% para peles claras, 8% para peles escuras.

Utilização: como primer ou em substituição da base.

Fraccionated eye contour concentrate

Este é um sérum de olhos super completo que pode ser usado como sérum ou único cuidado de olhos, se para vocês for hidratação suficiente. Tem uma tecnologia de hidratação em que o ácido hialurónico de baixo peso molecular chega através de um carrier de péptidos (estupidamente aqui chamado drone, mas vamos ignorar a parolice que soa moderna). Basicamente este sérum faz tudo o que podíamos desejar no contorno ocular: reduz rugas, devolve firmeza, reduz olheiras. Tem péptidos com a intenção de reduzir as rugas, tem várias formas de ácido hialurónico, e um complexo de zinco que alegadamente pára selectivamente a melanogénese, reduzindo a olheira sem deixar a zona mais esbranquiçada.

Reduz ainda a retennção de fluídos na área através de um péptido inibidor da enzima de conversão da angiotensina. A lista de ingredientes é absolutamente infinita e se falasse de cada um em particular, ficávamos aqui uns dias. É um dos meus produtos favoritos da NIOD de todos os que já experimentei. Experimentei imensos séruns de olhos, nenhum se compara.

O que é: um sérum que previne e regride alguns sinais de envelhecimento no contorno ocular, reduz olheiras e papos.

Para quem é: para qualquer pessoa que tenha as preocupações supracitadas.

Utilização: Aplicar na área periocular, pálpebras incluídas. Eu aplico um creme a seguir, mas como disse, pode ser dispensado. De manhã e à noite.

Non-acid acid percursor 15%

Este é um sérum esfoliante sem AHA nem BHA ou retinóides. A sua acção esfoliante advém de bactérias pró-bióticas que acredito, possuam enzimas que degradam a camada mais superficial da epiderme sem provocar tanta irritação como os ácidos ou retinóides. Possui também um isolado de amino ácidos que estimulam a renovação cutânea e um complexo hidratante para dar conforto à pele.

O que é: um sérum esfoliante.

Para quem é: para quem não tolera ácidos ou retinóides pela sua irritação, esta é uma alternativa viável.

Como utilizar: à noite, depois de séruns hidratantes e antes do creme.

Superoxide dismutase Saccharide mist

As palavras superóxido dismutase são para mim ainda hoje atormentadas e surgem na minha cabeça pela voz da tenebrosa professora de bioquímica que me fez odiar a cadeira na faculdade. Basicamente esta é uma bruma hidratante e anti-oxidante que tem leveduras na sua composição que têm esta poderosa enzima (que está presente noutros produtos da marca). A sua cor azulada advém de um mineral com cobre adicionado à formulação, também.

O que é: uma mist a ser utilizada no lugar do tónico e para potenciar a acção anti-oxidante em qualquer rotina.

Para quem é: todos os tipos de pele beneficiam de maior acção anti-oxidante. Qualquer pessoa que deseje uma pele mais luminosa.

Utilização: aplicar depois da limpeza e antes dos séruns, de manhã e à noite.

Voicemail mask

Esta é uma máscara leave-on nocturna cujo objectivo é melhorar a comunicação entre as células. Não creio que exista grande evidência científica desta ideia engraçada, mas a máscara não deixa de ter ingredientes interessantes e anti-envelhecimento como o calmante e hidratante extracto de flor de milho, polímeros de silicone para oclusão, vários pesos de ácido hialurónico para hidrtaação e um lisado de fermento que é o primeiro ingrediente e a estrela que supostamente reforça a barreira cutânea e espessa-a evitando esta quebra de ligações da pele.

O que é: uma máscara nocturna para melhorar a aparência da pele e evitar envelhecimento.

Para quem é: o alvo deste produto são peles mais envelhecidas, pelo que não é recomendado às peles mais oleosas.

Utilização: utilizar à noite, 3x por semana depois dos séruns hidratantes em camada fina e em substituição do creme.

https://incidecoder.com/ingredients/lactococcus-ferment-lysate

RE:Pigment

Com ácido gálico e outros ingredientes despigmentantes como o extracto de cogumelos shiitake brancos e a interessante azeloíl glicina, um derivado do ácido azelaico, este sérum está desenhado para parar os mecanismos de hiperpigmentação no melasma e manchas e devolver o tom de pele homogéneo. O ácido gálico pára a melanogénese, ou seja, o processo de síntese de melanina de forma eficaz, sendo bastante mais rápido a produzir efeitos que muitas outras moléculas usadas (inibe directamente a tirosinase, enzima responsável pela hiperpigmentação).

O que é: um sérum anti-mancha.

Para quem é: pessoas que sofrem de hiperpigmentação e melasma.

Utilização: Aplicar de manhã e à noite sempre em conjunto com protector solar. Pode não ser a melhor das ideias usá-lo em exposição solar intensa.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3821624/

2 thoughts on “NIOD – Guia de utilização

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s