Auto-bronzeador – Como funciona?

Qualquer pessoa que não viva debaixo de uma pedra, sabe que os raios UV estão associados ao aparecimento de melanoma e ao envelhecimento precoce da pele. Sendo que a nossa cultura ocidental valoriza o look bronzeado como saudável e fazendo parte de uma série de características que aumenta a nossa atracação física, resta-nos uma alternativa: auto-beonzeador.

Aqui há tempos, vi no instagram uma influencer (a Raquel Vareda) a dizer que nenhum bronze é seguro, afirmação com a qual discordo parcialmente pois, a grande maioria da evidência científica actual aponta para a segurança da utilização de auto-bronzeadores. Podem consultar aqui o relatório de segurança emitido pela SCCS (Scientific Committee on Consumer Safety – entidade europeia que afere o risco de substâncias utilizadas em produtos cosméticos, painel constituído por cientistas de várias áreas e descritos no relatório) acerca da utilização da DHA (di-hidróxi acetona), composto frequentemente usado nos produtos auto-bronzeadores, entre tantos outros. Assim, este relatório declarou o uso de DHA em produtos de auto-bronzeamento numa concentração até 10%.

Pedi à Raquel, que gentilmente me enviou vários estudos onde são levantadas suspeitas relativamente à segurança da utilização de DHA, mas nenhum dos estudos apresentava métodos robustos, nº de indivíduos suficientes ou conclusões definitivas, pelo que não acrescentam nada à informação que está neste relatório.

Além deste relatório e tantos estudos no qual assenta, há algo muito importante a ter em mente no que toca à DHA, esta molécula é usada há décadas por todo o mundo, o que permite dizer que a exposição é muito, muito alargada e, caso existisse algum problema de segurança, o mesmo já teria sido reportado por meros números assoberbantes de exposição.

Então, mas afinal, como funciona a DHA que está na maioria dos auto-bronzeadores? A DHA é um açúcar derivado de plantas que reage quimicamente com os amino-ácidos do estrato córneo da pele, produzindo melanoidina (semelhante à melanina) através de uma reacção que se chama reacção de Maillard sem a necessidade da radiação UV para acontecer, ao contrário da produção de melanina. Esta é a mesma reacção que ocorre quando algo coze no forno e adquire pigmento castanho.

Uma vez aplicada a DHA, ela demora cerca de 4h a reagir com a pele e é resistente à água, detergentes, entre outros, sendo removida à medida que a pele vai escamando ou através de esfoliação. Em condições normais, é expectável que o bronze com auto-bronzeadores com DHA dure 4 a 7 dias. A grande desvantagem destes produtos surge na aplicação que deverá ser o mais homogénea possível, uma vez que as zonas onde existe maior escamação ou secura podem ficar um pouco manchadas. Aqui a formulação do produto pode fazer toda a diferença, bem como a escolha do método de aplicação. Uma esfoliação prévia ajuda muito na maioria dos casos.

No entanto, existem outros agentes auto-bronzeadores além da DHA, existem suplementos com cantanxantina ou beta-caroteno que promovem o bronzeado, embora os segundos sejam desaconselhados a fumadores, pois aumentam o risco de cancro do pulmão neste grupo específico de pessoas (são seguros em não fumadores). A nível tópico, temos também outros compostos como a eritrocelulose (derivada das framboesas).

Resumindo, se desejam dar uma cor mais escura à vossa pele, os auto-bronzeadores contendo DHA são dos mais amplamente usados e seguros no mercado e batem aos pontos qualquer exposição solar com o objectivo de promover o bronzeado no que toca à nossa saúde. Dizem os especialistas, não eu.

Referências:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4345932/
https://bmcpublichealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/1471-2458-9-50

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s