Acne causado pelas máscaras – Maskne

Há um novo problema de pele no mundo, que até já merece uma hashtag nas redes sociais: #Maskne. Mas, como em tudo que surge nas redes sociais, foi inventado muito antes destas. Trata-se de acne causada pela fricção das máscaras no rosto, bem como pelo microclima que as mesmas causam na região perioral e queixo, essencialmente.

A verdade é que as máscaras são absolutamente necessárias neste momento, existe consenso em relação a isso, por isso, não podendo eliminar a causa deste problema, tudo o que podemos fazer é minorá-lo.

Porque é que as máscaras causam este “fenómeno” acneico tanto a quem sofre habitualmente de acne, como até a quem nunca o teve?

  • Temperatura: ao criar oclusão, as máscaras aumentam a temperatura da superfície cutânea o que faz aumentar a taxa de secreção de sebo (por cada 1ºC a mais, aumenta 10% a secreção de sebo);
  • A oclusão dos poros é aumentada pelo efeito de humidade extra;
  • A fricção das fibras no rosto causa uma constante e excessiva “esfoliação” mecânica que resulta numa irritação;
  • O aumento de temperatura e humidade também favorece o crescimento de bactérias não desejadas na pele.

Agora que já percebemos o porquê, vamos ao que podemos fazer para minorar o incidente. Em primeiro lugar, podemos colocar compressas de tecido não tecido dentro da máscara em duas camadas, de forma a evitar a fricção do tecido da máscara directamente na cara. Depois, podemos adaptar os nossos cuidados de pele a coisas mais suaves e que ajudem o nosso microbioma cutâneo a recuperar.

Alguns ingredientes que podem ajudar:

  • Niacinamida
  • Zinco
  • Peróxido de benzoílo
  • ácido salicílico

Mas, o que significa isso em termos de produtos?

De manhã, vamos focar-nos numa rotina que prepare a pele e o bioma da mesma para as agressões que vai enfrentar.

1- Limpeza Cosrx Low pH Cleanser *- um produto que limpa, mas forma suave e prepara a pele para os restantes cuidados.

2- TónicoLa Roche Posay Serozinc – um spray com selénio e zinco que ajuda a regular a oleosidade e reduz a irritação da pele.

Pele oleosa/mista:

SérumSVR Sebiaclear – Um sérum com niacinamida e ácido salicílico para recuperar a barreira cutânea e reduzir a produção de óleo.

Hidratante La Roche Posay Hidraphase intense legére – um creme em gel que é hidratante, mas não excessivamente oleoso.

Pele seca:

SérumThe Ordinary Niacinamide + Zinc – Mais uma vez uma combinação com niacinamida e zinco, acalmando a pele e impedindo a proliferação bacteriana.

Hidratante Mizon Ultra Suboon Cream – leve, mas potentemente hidratante.

Nada disto dispensa protector solar, pois apesar de estarmos com metade da cara protegida pela máscara, o mesmo não significa que o sol deixou de estar no sítio dele. Sugiro este da Isdin apenas por ser fácil de encontrar e ter uma textura que não é demasiado oleosa, o que é importante.

À noite, vamos então tratar e hidratar profundamente para permitir à nossa pele restaurar o seu manto hidrolipídico e, no dia a seguir, estar preparada para mais um rol de agressões.

LimpezaBanila Co Clean it zero – para limpar o protector solar e todos os resíduos oleosos do rosto. Na verdade, qualquer bálsamo ou óleo desmaquilhantes servem bem.

Limpeza 2 Cosrx Low pH Cleanser *- segunda limpeza para limpar bem a pele.

TónicoLa Roche Posay Serozinc – um spray com selénio e zinco que ajuda a regular a oleosidade e reduz a irritação da pele.

Sérum La Roche Posay Retinol B3 – a escolha de um retinol pode ser bizarra, mas a verdade é que este vai ajudar no controlo da oleosidade e em tantas outras questões. Este é um sérum mais suave de retinol com vit B3 que não causará escamação à maioria das pessoas. Desaconselho o uso deste produto se tiverem a pele irritada ou com rosácea. Se forem ter exposição solar durante muito tempo no dia seguinte, não o usem. Mesmo com protector solar, não deve ser usado devido à fotosensibilização.

Tratamento – Benzac (em farmácias) – o peróxido de benzoílo é usado para tratar acne moderada e pode ajudar em situações mais adiantadas. Ainda assim, se o problema estiver a ser doloroso ou persistente, por favor consultem um dermatologista para serem individualmente aconselhados. Não deixem o problema perpetuar-se nem agravar ao ponto de causar cicatrizes.

Creme Cosrx Balacium *- Pode parecer estranho, mas depois de toda esta agressão, a pele só quererá sentir conforto. O conforto vem de emolientes semelhantes aos que a nossa própria pele produz.

Outra dica que posso acrescentar é reduzir o mais possível a fricção no rosto, eliminando discos de algodão, flanelas, bem como suspender o uso de escovas faciais. Como dica extra, deixo a sugestão de uma fronha de seda para a almofada, de forma a reduzir também a fricção durante o sono. Adicionalmente, se usarem máscaras de tecido, lavem-nas após cada utilização com um detergente hipoalergénico (como aqueles para bebés) a uma temperatura mais elevada, basta apenas água morna da torneira e coloquem-na a secar ao sol.

Referências:

Han, C., Shi, J., Chen, Y. and Zhang, Z., 2020. Increased Flare of Acne Caused by Long‐Time Mask Wearing During COVID‐19 Pandemic among General Population. Dermatologic therapy.

*Os links para os produtos da More Than Beauty são afiliados, ganho uma pequena comissão se comprarem como o meu código MAKEDOWN10 e vocês têm 10% de desconto.

4 thoughts on “Acne causado pelas máscaras – Maskne

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s