5 resoluções de pele para 2019

Chega o ano novo e todos os anos é a mesma história: é dia 1 de Janeiro que vou ser uma pessoa diferente. Se forem como eu, chega dia 1 e estão ligeiramente ressacadas e só querem é comer os restos de bolo rei e ver filmes no sofá fazendo mini sestas a tarde toda. Ah isto sou só eu? Ou não estou assim tão sozinha?

Por isso, e como lembrança escrita, queria deixar-vos 5 ideias escritas para uma pele mais feliz em 2019, para que possam voltar a lê-las quando o coma glicémico das festas passar e voltarmos todos a ser seres humanos funcionais.

1. Parar de experimentar tudo

Esta é maioritariamente para mim. A verdade é que a indústria da beleza faz lançamentos a cada 5 minutos e ficamos todos malucos com a ânsia de experimentar a next big thing. Mas, verdade é que a nossa pele não ama isto pois, variar tudo constantemente pode aumentar a sensibilidade da mesma. ” Então mas a pele não se habitua?”. Não, quem se habitua somos nós, vemos é um efeito plateau e não aquele milagre inicial. Mantenham uma rotina por 3 meses se querem ver resultados do que quer que seja.

2. Encontrar uma rotina ideal para o nosso tipo de pele

Ainda na linha do anterior, é fácil tem a casa de banho cheia de coisas que não eram bem aquilo. Difícil difícil é encontar aquilo que funciona e mantermo-nos nesse caminho de forma persistente. Caso o vosso problema seja um problema de pele patológico, aconselho sempre que visitem um (bom) dermatologista. Se for só uma questão de melhorarem a pele, eu vou estar dia 19 de Janeiro na Kitchen Makeup Boutique (em Lisboa) a fazer aconselhamento de pele personalizado, caso seja algo do qual gostassem de fazer!

3. Parar de esfoliar diariamente a cara com tudo o que existe de abrasivo

Sim, estou a falar de esfoliantes de grânulos e escovas demasiado agressivas de rosto. Estes aparelhos e produtos são para serem utilizados de forma semanal ou bisemanal e não diária! Tratam-se de agentes esfoliantes físicos e, usados em demasia, podem causar irritações na pele e até pequenas rupturas. “Ah e tal a minha pele nunca fica bem limpa sem a escova X“, leiam o ponto a seguir, a sério. A única escova de uso diário, é a de dentes.

4. A limpeza não é o parente pobre

Se eu tivesse 1€ por cada pessoa que me diz que se desmaquilha com dois algodões de água micelar e acha que está tudo bem, estava rica. Como não tenho, estou só horrorizada. Nem a água micelar desmaquilha totalmente, nem dois algodões seriam necessários se o fizesse. Limpar a pele deve ser feito de forma consistente e diária, com produtos que efectivamente limpam: geles, óleos, bálsamos, manteigas, o que vocês quiserem! Se ajudarem a primeira limpeza com uma toalha turca húmida, ajuda a limpar toda a última molécula de maquilhagem e faz uma esfoliação bem mais suave do que a de qualquer escova. Há quem faça uma segunda limpeza, especialmente se o primeiro produto desmaquilhante for à base de óleo. Pode, ou não, justificar-se e acho que isso é uma questão de avaliação individual.

5. Às vezes mais não vale a pena

Eu acredito que existe um limite razoável de dinheiro que um produto deve custar. Francamente, a partir dos 100€ de custo de um produto (ou até antes), ele não pode produzir resultados que se possam sequer assemelhar a um tratamento médico feito em gabinete pelo mesmo preço ou inferior. Por isso, penso que há sempre que analisar o custo/benefício que um produto pode fazer estando apenas na epiderme. Isto, obviamente, é a minha realidade, se o vosso orçamento inclui tudo isto, não existe nada de errado com isso também.

4 thoughts on “5 resoluções de pele para 2019

  1. Marttokas diz:

    Excelentes resoluções, a que se aplica a mim é a 2. Sempre que penso que acertei com a rotina de pele, muda a estação, muda o estado da minha pele ou muda outra coisa qualquer e tenho que ajustar.

    Acrescento mais duas resoluções. (1) Beber água. Por muitos produtos que use, não consigo ter uma pele hidratada se não beber água suficiente durante o dia. (2) Comer bem. Eu tenho um pouco de acne hormonal e sempre que como laticínios lá me aparece mais uma borbulha. Mesmo que tenha uma rotina perfeita, se não tiver cuidado com o que como a minha pele fica uma desgraça.

    Bom ano!

    Gostar

  2. Maria clara basto diz:

    Olá,boa noite! Gosto imenso do seu blog, mas gostaria q falasse 1 bocado mais de marcas q se encontrem nas farmácias portuguesas sem ter de comprar online, para mim seria mais fácil…. tenho 60 anos,vivo em braga, com invernos mto frios, e gostaria q me desse umas dicas, para a minha querida pele….. tenho, toda a minha vida tive , pele super seca e sensível., não aguento ácidos, e sempre me querem impingir cremes “anti idade” e eu lá gosto é de emolientes…. sugira me por favor 1 ou mais cremes de noite q me façam bem à minha rica pele, q me ajudem a tirar rugas🤗e por favor q me deixem a minha pelezinha confortável e feliz e não repuxada,! Uso sempre proteção solar, gosto dos da nuxe e isdin, e não acerto com os da noite!! Mto obrigado !!!

    Gostar

    • Make Down diz:

      Olá Maria Clara 🙂 obrigada pelo seu comentário! Ora o melhor creme emoliente de farmácia que já experimentei foi nutritic da la roche posay. Se se quiser sentir ainda mais hidratada, aconselho a que o use com um óleo. O premier cru da caudalie por exemplo não é rico o suficiente, creio que a eucerin agora tem um mais rico. Caso não encontre nenhum destes, o bom velho óleo de amêndoas doces funciona que é uma beleza como emoliente. No entanto, sem a ajuda de mais nada, nem um creme apenas emolienyes a vai ajudar no combate às rugas. Apenas o retinol com a ajuda de ácidos vai surtir algum efeito. Vão sim ajudá-la a sentir a pele mais confortável e elástica 😊

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s