3 coisas a fazer hoje para parar de consumir coisas que não precisamos

Todos queremos comprar menos e ser pessoas melhores, mas a verdade é que a sociedade de consumo não está feita para que paremos. Por isso, partilho convosco algumas das dicas que, a mim, me ajudam a ter menos vontade de consumir tudo e mais alguma coisa. Continuo a ter vontade, atenção, nada disto é um julgamento ao que quer que seja, são apenas coisas que a mim me ajudam a ter menos vontade de zerar a conta em menos de nada e comprar porcarias das quais não preciso e, na verdade, não quero.

  • Dessubscrever” newsletters

Diariamente recebemos no nosso e-mail carradas e carradas de e-mail marketing. Ora estes e-mails são construídos com a única intenção de nos deixar a trepar paredes com vontade de comprar tudo o que lá está mencionado. Para além de serem apelativas, trazem muitas vezes também descontos e códigos promocionais apelativos que tornam difícil resistir a “só mais uma qualquer coisa”. As casas britânicas são particularmente boas nisto, desde payday exclusives a emails que parecem provenientes de um amigo ou familiar we miss you! 20% off for YOU our special flower. Eu caio nestas tretas que nem uma patinha!

  • Parar de fazer mindless scrolling no Instagram (remover amizades que não interessam)

A cena das redes sociais nos criar uma vontade instantânea de ter uma vida igual à que vemos no nosso feed é meramente humana. Sabendo disso mesmo, nada melhor que prevenir. Aquela vida não é real, é uma pequena “fresta” da vida de alguém que foi pago para dispor um determinado produto de forma apelativa na maioria dos casos. Se notam que uma determinada pessoa marca vos está a influenciar a comprar coisas que não querem/precisam, repensem todas as páginas que acompanham.

  • Parar de passar só pelo site da zara/mango etc. só para “ver as novidades”

Porque há sempre alguma coisinha nova. E essa coisinha é sempre extremamente fofa e gira. Mas será que fica bem com o que temos lá em casa? Conseguem pensar em 5 situações diferentes onde podem usar aquela peça? A resposta é provavelmente não na sua grande maioria. As lojas de fast fashion têm centenas de micro colecções ao longo do ano, de modo a fornecer sempre novidades a quem lá compra. Esperem sempre um dia ou dois, a não ser que seja algo que já tinham em mente e/ou precisam, mas isso são outras núpcias.

É importante ter sempre em mente os objectivos que temos: quer seja poupar para aquelas férias de sonho, quer seja construir um guarda-roupa mais coeso e/ou mais sustentável, é nos pequenos “investimentos sem retorno” que perdemos o nosso poder de compra.

2 thoughts on “3 coisas a fazer hoje para parar de consumir coisas que não precisamos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s