Das falácias #1

Mitos, disparates, histerias colectivas. Todos as cometemos e andamos por aí muitas vezes desinformados e convictos de tal desinformação (quantas vezes me acontece). Mas todos temos coisas que nos fazem arrepiar, Vou partilhar as minhas aqui e ali.

Falácia: “Olha que a pele não respira!!!!”

Epá, não.

Pois não, não respira nem com creme, nem sem ele, porque os únicos animais que respiram pela pele são os anfíbios!! Nós, como bons mamíferos que somos, temos umas estruturas ligeiramente mais sofisticadas a que chamam pulmões, para o fazer. A respiração é o processo de trocas entre oxigénio e dióxido de carbono, exclusivamente, o que queriam dizer em vez de respirar é na verdade transpirar (palavra que se tornou tabu na cultura ocidental por ser associada a falta de higiéne). No entanto, transpirar caracteriza o processo de libertação de água de um organismo para a atmosfera, que é o que nós fazemos na pele.

E porque é que é importante que a pele transpire? Porque a transpiração é um mecanismo de arrefecimento quase perfeito do nosso organismo e por isso é que quem quer que seja que se cubra com um produto oclusivo pode ter complicações de saúde porque vai entrar em hipertermia.

Ouvem-me provavelmente também muitas vezes usar a palavra comedogénico, que será um composto que obstrui algumas glândulas sudoríperas, mas que se refere à obstrução das glândulas sebáceas que formam então comedões e podem mesmo inflamar (olá acne).

Próximo capítulo: a tonteira das toxinas. Me aguardem.

7 thoughts on “Das falácias #1

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s