Cremes de olhos – Qual será para mim?

Uma etapa dos cuidados de pele muitas vezes menosprezada é um cuidado específico para os olhos, muitas vezes porque a maioria das pessoas não sente desconforto nem desidratação e, por isso, só quando as primeiras rugas começam a aparecer é que começam a pensar num cuidado específico para esta zona. No entanto, é muito mais importante hidratar esta área do que à partida possa parecer pois, se formos a pensar, é, muitas vezes a área com mais maquilhagem e onde colocamos mais desmaquilhante, que retira também os óleos naturais da pele. E se colocamos hidratante no resto do rosto para restabelecer o que retirámos com a limpeza, mais importante ainda é fazê-lo nesta zona onde a pele atinge a menor espessura possível.

Mas nem todos os cremes de olhos são iguais nem servem os mesmos propósitos, nem as mesmas pessoas. Mostro aqui, a título de exemplo, os que tenho cá em casa de momento e tenho usado nos últimos tempos, embora exista um mundo de outros lá fora.

Caudalie Vinosource créme SOS yeux sensibles* (farmácias)- de todos, é o creme com textura mais leve e mais aquoso, ideal para uso matinal pois ajuda a desinchar o olho e a fornecer água, fazendo ainda uma ligeira vasoconstrição pois tem extracto de Camellia Sinensis (planta do chá), bem como vitamina E (hidratante), ácido hialurónico (hidratante) e polifenóis anti-oxidantes, como todos os produtos da Caudalie. Este creme é ideal para usar apenas de manhã, como já disse, ou como primeiro creme de olhos, até mesmo em tenra idade. Muito bom, a um preço razoável porque um creme de olhos dura sempre séculos!

Lierac Diopticalm Yeux (farmácias) – Um creme muito interessante porque pode ser usado em camada fina (como qualquer outro) ou como máscara de contorno de olhos, para quando o olho está muito sensibilizado, por exemplo no olho atópico. É um pouco mais rico que o anterior, mas ainda assim mais uma emulsão que um creme, pois contém extractos florais calmantes de camomila, hammamelis, tília, malva e centáurea, todas elas plantas com propriedades calmantes e apaziguadoras da pele com problemas, e apropriadas para uso na área periocular. Este creme é excelente para pessoas com sensibilidade, que não reagem bem a cuidados específicos, com pele atópica e que precisam de muita hidratação, de forma suave.

A-derma Sensiphase (farmácias) – Semelhante ao anterior em termos de textura e utilização, possui menos ingredientes (para quem faz alergias a tudo é bom sinal) e, em vez dos extractos de plantas, tem extracto de aveia como toda a linha da A-derma que também é excelente a ajudar a restabelexer a barreira cutânea. Tem, no entanto, óleo mineral, que apesar de não ser terrível, pode causar milía a algumas pessoas (eu vou testar e depois conto).

REN Lipovector Smoothing eye contour cream (farmácias seleccionadas) – Este, na verdade, comprei-o para a minha mãe pois contém péptidos de filling para preenchimento de rugas (derivados do trigo, neste caso), coisa que ainda não necessito, felizmente. Tem também vitamina A sob a forma de óleo de rosa mosqueta que estimula a produção de fibras elásticas da pele, bisabolol que acalma a pele, pantenol e vitamina E para hidratar, leveduras com efeito anti-oxidante, ceramidas e, basicamente, tudo de bom! Este aconselho a quem já tem rugas ou rídulas e se quer livrar delas.

Algenist Complete Eye renewal balm (Sephora) – Este creme já tem uma textura diferente dos anteriores, é um creme mais rico e untuoso e eu uso-o à noite. Como todos os produtos da Algenist, tem o àcido algurónico, baptizado por eles que dizem eles que aumenta a regeneração celular e a síntese de elastina, tem vitamina C que reduz as rídulas e rugas, cafeína para estimular a microcirculação e extracto de pepino para hidratar. Gosto imenso dele porque, apesar de ser um bálsamo, parece menos “untuoso” que outros que já usei e que notava que a minha pele não gostava. O que o torna um bálsamo é a manteiga de karité, se forem alérgicos a ela, é má ideia experimentar este. Aconselho a pessoas com pele seca, com sensação de desconforto na área periocular, mas sem grandes rugas ainda.

Clarins Extra-firming eye cream (perfumarias)  Este, mais uma vez é da minha mãe que, não disse acima, mas quase não tem rugas em redor dos olhos, mas que notou que as poucas que tinha estão a ficar ligeiramente mais preenchidas com este creme, o que para mim é uma vitória! Ele é muito semelhante ao da REN, mas com manteiga de karité, mais uma vez, o que faz dele mais creme ou bálsamo e menos “líquido” e existe também em versão sérum, que é semelhante mas mais fluída. Tem mais uma vez rosa mosqueta, vitamina E, extracto de amora que actua como anti-oxidante, não consigo encontrar a composição, mas afirma deixar a zona “mate e lisa”, por isso vou assumir que também tem péptidos, e está a ser claramente aprovado pela entidade maternal.

Espero que este post vos tenha esclarecido os tipos de cremes de olhos que há por aí, e qual será o mais adequado para cada uma!

*Produto gentilmente cedido pela marca para review

29 thoughts on “Cremes de olhos – Qual será para mim?

  1. Popota diz:

    Olá! Comprei ha pouco tempo o da Caudalie, mas ainda nao começei a usar. Reparei que mencionaste que era bom para usar de manha, é porque nao hidrata em profundidade? e à noite qual usar? Eu tenho 23 anos, tenho umas olheiras mt escuras, e umas linhas de expressao em volta dos olhos que ja se notam um pouco 😦 tens alguma sugestão?
    beijinhos

    Gostar

  2. L* diz:

    Olá! Este post veio mesmo a calhar! Já há umas duas semanas que ando com a pele à volta dos olhos bastante sensível: demasiado seca (chegando mesmo a escamar) e sinto comichão e ardência. Neste momento estou a usar o diopticerne da lierac (http://www.lierac.pt/index.php/rosto/cuidados/contorno-de-olhos/diopticerne.html), ponho de manhã e à noite, mas mesmo assim, quando acordo tenho a pele novamente demasiado seca. Podes-me aconselhar algum creme? Obrigada!*

    Gostar

  3. Anónimo diz:

    Boa noite! Sigo este blog há meses e sempre que tenho dúvidas quanto a alguns produtos, venho cá espreitar 😉 . Podes pf indicar em que lojas físicas podemos encontrar cada um destes cremes? Tenho 24 e começo a ter algumas linhas de expressão, é cedo demais para o da clarins? Muito obrigada e parabéns pelo excelente trabalho a que já nos habituaste 😉

    Gostar

  4. m_I_a diz:

    Olha a minha mãe anda satisfeitíssima com o da Clarins e para ela dizer que é óptimo, eu fico impressionada, porque ela geralmente pouco lhe importa o que põe na cara, a não ser que seja terrível ahah! E eu própria já lho desviei umas poucas vezes e é muito confortável mesmo, bem como o da Ren, que é claro que em mim não brilha em toda a sua glória por não ter rugas…

    Gostar

  5. m_I_a diz:

    Olá Miikadesign, felizmente, não existe visto que a hidroquinona é brutalmente cancerígena e já de si não pode ser usada na região em redor dos olhos. Por isto mesmo o seu uso na europa está extremamente regulado por ser um activo extremamente cancerígeno e é obrigatório ser prescrito por um dermatologista e preparado na farmácia na hora, já que não existem preparações com hidroquinona na prateleira em lado nenhum. O que eu aconselho é um creme de olhos que aclare um pouco a região, pode não resolver completamente, mas tudo é melhor que colocar um cancerígeno na área periocular, na minha opinião. Tens oum na clinique e outro na Caudalie, ambos bastante bons! Espero ter ajudado!

    Gostar

  6. .mimikadesign. diz:

    Olá, muito obrigada pela resposta.
    Recentemente fui à dermatologista e ela receitou-me Hidrospot, e a sua composição tem hidroquinona! Experimentei e realmente as manchas estão a aclarar “desaparecer”! Mas se me diz que faz mal e é cancerígena estou com receio de continuar. Aconselhas mesmo não usar! já usei o serum da Caudalie mas não aclarou nada.
    Obrigada.

    Gostar

  7. m_I_a diz:

    Não fazia ideia que era comercializado já pronto! Realmente se não passou com nada até agora, só a hidroquinona resolve. De facto, ela é cancerígena, mas o derrmatologista certamente sabe disso melhor que eu, e se ta prescreveu, foi com essa consciência. O que aconselho é a seguires à risca o tratamento que ele passou e parar quando ele disser, e quando terminares o tratamento ter muuuuito cuidado, usar óculos de sol e um protector adequado para que a magana da mancha não reapareça.

    Gostar

  8. Liliana Pereira diz:

    Olá! Antes de te pedir ajuda “urgente” queria felicitar-te pelo teu blogue, já o sigo há algum tempo, mas sou uma seguidora caladita lol. Adoro especialmente os teus vídeos, és muito natural e, mais uma vez, nota-se que sabes mesmo do que falas 🙂
    Queria perguntar-te que creme de olhos deveria escolher, já que, até agora, não encontrei nenhum que notasse fazer alguma coisa :/
    Tenho 28 anos, pele muito oleosa, com acne, mas ao mesmo tempo tenho rosácea e pele hipersensível. Segundo a minha dermatologista tenho “uma pele muito complicada”. Na zona dos olhos, noto a pele muito fina, mas não demasiado oleosa. Uso creme de olhos há alguns anos, mas sempre com efeitos refrescantes e “levezinhos”, só para prevenir, mas há uns 6 meses notei que tinham “aparecido” umas linhas, estou com as olheiras mais marcadas (mas nada de especial) e os papinhos já não desaparecem meia hora depois de acordar. A minha dermatologista recomendou o Filorga Optim-eyes, mas noto que os efeitos só duram umas 2 horas e penso que o inchaço desaparece muito porque guardo o creme no frigorífico. As linhas “voltam” passado essas 2 horas.
    As pessoas dizem que não tenho linhas nenhumas, mas elas estão cá, já me dão um ar mais velho e estas linhas prolongam-se não apenas pelos “pés de galinha” como pela zona inferior das olheiras, ou seja, quando me rio elas estão cá!
    Obrigada pela ajuda e desculpa o discurso que já vai longo, mas vou fazer uma encomenda pela easyparapharmacy e queria aproveitar para comprar um bom creme de olhos.

    Beijinhos,
    Liliana

    Gostar

  9. m_I_a diz:

    Olá Liana, obrigada <3
    Se tens muitos problemas a reagir a cremes de olhos, aconselho coisas sem cheiro, dos melhores que já experimentei gordos e sem cheiro é capaz de ser o baume special da Clarins. Sugiro que peças uma amostra ou experimentes um tester antes, para ver se passa. Senão, o diopticalm da Lierac é porreiro. E massagem, muito importante massajar 😉 Beijinhos

    Gostar

  10. Liliana Pereira diz:

    Olá,
    Obrigada pela tua resposta.
    Nunca pensei em usar cremes gordos/bálsamos, nem mesmo nos olhos. Provavelmente manias de quem tem a pele mega oleosa 😉
    Vou à procura das amostras/testers destes dois cremes mas, pelo que percebi, o Diopticalm não tem como objetivo tratar nem reparar rugas. Será que deveria usá-lo como máscara e complementar com o Diopticreme para tratar rugas?
    Quanto às massagens, realmente não faço no contorno dos olhos, tenho medo de ser demasiado agressiva :/ mas já estive a ver uns vídeos de massagens para descongestionar esta zona e vou começar a fazê-las
    Beijinhos e obrigada

    Gostar

  11. m_I_a diz:

    O diopticalm é mesmo hidratante sómente, mas qualquer bom hidratante previne e atenua rugas 😀 Podes também usar o diopticreme como máscara, qualquer creme de olhos pode ser usado dessa forma. Há também uns patches e máscaras só mesmo, os coreanos são ninjas nisso ;). Não és, fazendo com o anelar então, exerces muito pouca pressão 😉 Bom pampering 😉

    Gostar

  12. Liliana Pereira diz:

    Já tenho um creme de olhos novo!! (Lierac, desta vez). Agora é ver os resultados :).
    Vou complementar com a massagem que publicaste da Alexandra Soveral (especialmente a drenagem à volta dos olhos).
    Já agora, e apesar de falares há muito de óleos, existe algum que aconselhes para pele com rosácea, mas mega oleosa. Pensei em comprar o Pai de rosehip, mas fico sempre de pé atrás. O único óleo que já usei foi o midnight recovery concentrate da kieh's, mas é a minha mãe que está a terminá-lo porque não gostei.
    Beijinhos

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s