Dúvidas das leitoras V

Mais um post sobre as vossas dúvidas, finalmente, o último desta leva. Em primeiro lugar, vou pedir mil e uma desculpas pelo atraso que este post leva, mas como provavelmente têm lido por aqui e pelo facebook, tenho andado bastante ocupada nos últimos tempos, e estes posts bem como os “a ciência da beleza” são dos que mais tempo me consome. Peço-vos desculpa por isso, mas cá está finalmente!

Tal como pedi no último post desta rúbrica, por favor, pedir que não me enviem dúvidas pelo facebook ou por email ou nos comentários (a não ser que estejam relacionadas com estas), a não ser que dê o OK para o poderem fazer (avisarei aqui e no facebook) pois, continuo a receber dúvidas por todo o lado e não consigo dar resposta a todas assim, acabando muitas por ficar sem resposta imediata e por ter de esperar meses!! Infelizmente, cada vez tenho menos tempo para dedicar ao blog e, por isso tenho mesmo de pedir a vossa colaboração e pedir a vossa compreensão para que consiga ajudar toda a gente que o deseja! Compreendo perfeitamente que queiram colocar a vossa dúvida assim que se lembram, mas vou criar um “fim-de-semana” de dúvidas por mês, onde vou responder às mesmas em tempo útil de 2/3 dias para ser mais rápido e toda a gente ver a sua dúvida esclarecida em tempo normal.

Quero ainda dizer que aprecio imenso as vossas dúvidas e que não vejam este pedido como ingratidão ou não querer esclarecer-vos as dúvidas, pelo contrário. Obrigada a todas as que confiam em mim e me pedem conselhos, é o melhor elogio que me podem fazer!



A Elisabete disse:

Olá. Precisava de um conselho: conheces a gama Liftactiv retinol HA da Vichy? Tenho 35 anos (bem conservados, LOL), algumas ruguinhas na testa e aquelas linhas chatas entre o nariz e os lábios… Tenho estado a usar uns cremes da Kiehl’s que AMO mas que são bastante caros. Queria uma opção mais acessível… Podes sugerir alguma coisa? Beijinho e obrigada desde já.

Não conheço, e fui tentar conhecer, mas a Vichy não me parece lá muito orgulhosa das suas formulações, uma vez que não as publica no seu site, o que não me agrada. No entanto, o que consegui perceber pelo nome da linha e pelos ingredientes “gabados” é que tem retinol que é um promotor da síntese do colagénio, ou seja, um heavy-duty no que toca a cuidados anti-ruga. Este creme está formulado para uma pele mais envelhecida e estragada e penso que, tendo uma pele boa ainda não precisas dele, até porque a sua textura deve ser mais gordurosa para agradar precisamente a peles mais danificadas.

Compreendo perfeitamente o desejo de poupança nos tempos que correm, uma linha de primeiras rugas excelente e que não é tão cara como a Kiehl’s é a da Caudalie (linha premiéres vendages) e tens também linhas mais económicas de marcas como a Avéne ou a La Roche Posay (a linha redermic é muito bem afamada), ou mesmo da Vichy tens a Idealia que tem um sérum afamado ultimamente por ser semelhante ao da Lancôme Visionnaire que é bem mais caro.

Espero ter ajudado.

A Sara disse:


Olá! Olha que opinião tens do advanced night repair da estee lauder! Para que é que aquilo serve realmente? é um produto para as rugas ou não? lol :S

O Advanced Night Repair da Esteé Lauder é um sérum anti-oxidante, o que quer dizer que neutraliza os radicais livres que causam o envelhecimento das nossas células através de um processo que se chama stress oxidativo. Os ingredientes dele são:

Water, Bifida Ferment Lysate, Methyl Gluceth-20, PEG-75, Bis-PEG-18 Methyl Ether Dimethyl Silane, Butylene Glycol, Propanediol, Cola Acuminata (Kola) Seed Extract, Hydrolyzed Algin, Pantethine, Caffeine, Lectithin, Tripeptide-32, Ethylhexylglycerin,Sodium RNA, Bisabolol, Glycereth-26, Squalane, Sodium Hyaluronate, Oleth-3 Phosphate, Caprylyl Glycol, Lactobacillus Ferment, Oleth-3, Oleth-5, Anthemis Nobilis (Chamomile), Yeast Extract, Choleth-24, Hydrogenated Lecithin, Ceteth-24, Tocopheryl Acetate, Ethylhexyl Methoxycinnamate, Mexylene Glycol, Carbonmer, Triethanolamine, Trisodium EDTA, BHT, Xanthan Gum, Phenoxyethanol, Red 4, Yellow 5.

Que basicamente são uma imensidão de ingredientes humectantes baratos, algumas gorduras, a cafeína como vasoconstritor para dar um acpecto “acordado” à pele e uma série de fermentos que funcionam como anti oxidantes, alegadamente. A única coisa aqui que de facto me parece justificar o preço é a estabilização destas mesmas leveduras, de resto, acho o preço um pouco ridículo para o produto que é, porque não tem nenhuma matéria-prima cara.

Em resposta à tua dúvida se será um produto para as rugas, não é um anti-rugas, não vai preencher as rugas, vai sim preveni-las e aconselho este sérum usado como prevenção mais do que nas rugas instaladas. Mas sinceramente, acho que hoje em dia já há melhor e mais barato!

A Cláudia perguntou:

Queria pedir-te mais uma vez a tua opinião.

Tenho o cabelo com um corte médio mais para o curto, com algum volume e jeitos.Quando acordo parece uma “leoa” visto tu também teres o teu cabelo com volume e caracóis, podias dar-me uma dica de um creme, gel ou espuma para dar efeitos de caracóis no cabelo e domar o volume no cabelo.
Muito obrigada pela ajuda, queria também te dizer que podes publicar na tua mova rubrica, que aguardo com muita ansiedade.
Beijos e continuação de um bom trabalho.

Ora bem, eu não sou o exemplo de cabelo mais bonito nem bem tratado do mundo (infelizmente), mas dou o meu melhor, e espero que as minhas dicas ajudem um bocadinho. Em primeiro lugar, acho que é importante um ou dois cuidados para se fazer semanalmente. Eu gosto de, uma vez por semana dormir com o cabelo revestido em óleo, que podem ser os óleos usados para styling ou algum específico para este tipo de tratamento (a Phyto e a Leonor Greyl têm produtos assim) ou até mesmo óleo de côco (que se vende no Celeiro), a alternativa que mais te agradar.

Quando acordo de manhã, lavo o cabelo e certifico-me de que todo o óleo saiu e condiciono o cabelo normalmente. Uma vez por semana faço também uma máscara, selando-a sempre com o condicionador a seguir. Ou seja, uso a máscara após o champô, deixo estar 5 min, passo por água, uso o condicionador, deixo estar mais 1 ou 2 min e depois passo por água também.

Por fim, felizmente há imensos produtos de styling que ajudam hoje em dia, desde óleos, a cremes anti frizz, a cremes que definem caracóis. Os anti-frizz são dos melhores porque não deixam o cabelo crocante e definem os caracóis sem tirar o volume.

A Ana perguntou:


Olá Sara!


Em primeiro lugar, quero dizer-te que o teu blog está cada vez melhor! Adoro as tuas dicas, os teus videos, e devo dizer que muitas das tuas sugestões são responsáveis pela ruina da minha carteira!! 😛 Ahah, mas adoro-as 😉 Sou viciada no teu blog!
Escrevo-te este mail para te colocar duas questões. A primeira é um pedido de ajuda e de aconselhamento, a segunda é mais coisa de beauty junkie 😉
Questão #1.
Sofro de uma queda de cabelo terrível. A minha queda é permanente, cai durante todo o ano, mas agora o meu cabelo está a atravessar uma fase particularmente péssima: cai imenso, está muito mais fininho, sem brilho e sem vitalidade nenhuma. O comprimento está seco, mas mantenho a raiz oleosa.
Nem sequer fui à praia, não andei muito ao sol, não uso produtos de styling e desde Junho que seco o cabelo ao natural, sem secador. Mas lavo-o todos os dias. Em termos de alimentação, não é perfeita mas não é desregrada. Voltei a viver onde sempre vivi, por isso presumo que não tenha a ver com a água, e olha que eu dantes tinha uma juba loira (natural) linda, volumosa e invejavel! Agora está esta coisa sem jeito nenhum…
Lavo todos os dias com o Nodé da Bioderma, há meses, coloco um leave in para pentear, quando me lembro, volto e meia faço máscara (acabei a 3 minutes miracle, da Aussie) e andei meses a tomar Ecophane em comprimidos, sem qualquer resultado. 
Preciso muito da tua ajuda, estou mesmo a desesperar. O que me aconselhas?
Questão #2.
Tenho amigos que vão viver para o Reino Unido e estou a pensar em pedir para me “importarem” um miminho ou outro.
Que produtos de skincare e afins, que se vendam lá e sejam difíceis de encontrar cá, achas que valem mesmo a pena experimentar?
Depois deste longo mail só me resta agradecer do fundo do coração pela atenção, disponibilidade e ajuda. Muito obrigada!
Desejo-te as maiores felicidades, pessoais e profissionais (e para o blog, obviamente!). Que sejas sempre muito feliz.

Ana, em primeiro lugar, obrigada, és uma querida! Se te conforta, por cada ruína que causo na carteira de quem me lê, causo bem mais na minha ahahah!
OK começando pela questão 1, isso é muito estranho e compreendo perfeitamente que estejas preocupada. Aconselhava-te mesmo a consultar um dermatologista ou mesmo um endocrinologista se o teu médico de família achar que seja caso disso. Já naquilo que eu posso ajudar, a única coisa que eu incorporaria era um amaciador durante o banho para ajudar nas pontas. Depois, se quiseres, uma loção estimulante do crescimento como a Phytostim da Phyto ou a da Klorane que é semelhante, qualquer uma das duas é boa, mas isto é um passo extra que ajuda a equilibrar o óleo também, para travar a queda de cabelo só mesmo com cápsulas. Melhores que as Ecophane só conheço mesmo as Viviscal! São caaaaras que doem, mas são também das poucas que fazem efectivamente efeito. No entanto, nenhum tratamento anti-queda te vai fazer antes de três meses de uso. Nenhum mesmo, 3 meses é o ciclo do cabelo, não vale a pena fazer um “a ver se resulta” porque nunca vai resultar. Desculpa não poder ajudar mais, mas a este nível é mesmo complicado!
Ora beeem do UK *desenrola papiro* ahah! Tens as coisas da Indeed Labs, a marca do Hydraluron, do Peptabright etc, que tem cuidados de pele excelentes mesmo, tens a Soap and Glory para produtos de corpo que é divinal, a Unna Brennan Superfacialist também te fica mais barata vinda de lá e é excelente. A marca própria da Boots, a Botanics, diz que também tem produtos excelentes! Vai pesquisando no google as reviews das brits sobre os vários produtos destas marcas e vê quais se adaptam a ti! Obrigada mais uma vez pela gentileza e só espero ter ajudado um bocadinho.
A Raquel perguntou:

Estou a precisar de um kit verdadeiramente milagroso para combater uma acne bem chata e andei de pesquisa em pesquisa e encontrei a marca Mario Badescu. O que eu queria saber é se esta marca te diz alguma coisa, porque os preços também não são muito agradáveis, as usuall 🙂
Conheço sim Raquel, já ouvi maravilhas sobre a marca e os seus efeitos em pele acneica. Não tendo eu própria pele acneica (uma benção que agradeço diariamente), nunca experimentei eu própria os produtos, mas acho que a solução secante de borbulhas deles, a que tem o pó depositado em baixo, é excelente para borbulhas “zangadas”. Os discos esfoliantes também me constou que são bons, mas acho esse tipo de produtos sempre um engodo porque estás a pagar por pouca solução e muito por discos de algodão que na verdade custam 1€ por um saco cheio deles. Se quiseres um esfoliante desse género para ser usado 3 vezes por semana, o Doux Exfoliant da Clarins acaba por te ficar mais barato.

Em relação a hidratantes e séruns anti-acne, a linha Sébium da Bioderma é excelente, o sérum é seborregulador e o creme é matificante, também vale a pena pedires amostra. Espero ter ajudado!



A Ana perguntou:

Sou tua seguidora há pouco tempo, mas já explorei bastante o teu blogue. Normalmente, quando tenho alguma dúvida mais específica, vou lá ver se falaste sobre isso. Os teus posts já me esclareceram em alguns pontos, mas, se não estou em erro, acho que nunca abordaste o óleo mineral.

Já pesquisei bastante sobre ele, mas há opiniões muitos opostas. E estou bastante curiosa em saber o que pensas sobre ele. Se me puderes responder, fico agradecida.
Excelente pergunta Ana, já ando para falar sobre óleo mineral há muito tempo! Tenho de começar isto por explicar o que é o óleo mineral. Trata-se de um derivado da extracção do petróleo que é, como o nome indica, um óleo, transparente e sem odor que é usado na indústria cosmética e farmacêutica já que causa muito poucas reacções alérgicas. É também muito barato e excelente para fazer o clássico “enchimento de chouriços” num creme. É não comedogénico, o que quer dizer que não obstrui os poros e, a título de curiosidade, é o óleo Johnson’s baby. No entaaaanto, é um oclusivo, ou seja, forma uma barreira, como muitas gorduras deste género, à superfície da pele impedindo a água de a abandonar. Isto não é mau, atenção.

Ou seja, não é um ingrediente necessariamente mau, é um oclusivo interessante, mas também não faz grande coisa, na minha opinião existem ingredientes melhores como oclusivos e que, mesmo assim se fundem um nadinha mais com a pele sem deixar aquele resíduo gorduroso característico do óleo mineral. A minha pele em específico não se dá nada bem com cremes com muito óleo mineral porque, geralmente, esses cremes não têm outras coisas para reter a hidratação em quantidade suficiente, o que faz com que a gordura fique ali a pairar na pele com a pele desidratada e desconfortável por baixo na mesma. Noto também que a maioria dos produtos de limpeza com óleo mineral que já usei, deixam um filme gorduroso na pele (usar óleo mineral em produtos de limpeza é tão pointless na minha insignificante opinião…) que impede um pouco a penetração dos restantes tratamentos na pele.

Bottom line: não é horrível, não provoca doenças, não mata criancinhas durante o sono, mas também não é a melhor coisa que podes colocar na pele, se puderes, evita! Confundi muito o assunto?

A Patrícia perguntou:

Em primeiro lugar quero dizer que apenas “descobri”o seu blogue ontem e já devorei muitos dos seus posts. Estou a gostar imenso de tudo o que li e a forma como fala sobre os produtos. Acabei também por descobrir uma marca de produtos que me era totalmente desconhecida e que me despertou muito a atenção. Já experimentei muitos (muitos mesmo) produtos e marcas diferentes. Desde os mais baratos até uns bastante caros. 

Tive acne na adolescência, foi muito complicado naquela altura pois era a adolescência e eu com a cara em erupção 🙂 mas fiz vários tratamentos e andei sempre em bons dermatologistas (só tenho a agradecer aos meus pais por isso que se hoje não são baratos na altura também não o eram). 
Hoje em dia tenho uma pele muito reactiva, mista e com manchas. Voltei novamente a tratamentos com um dermatologista depois de experimentar dúzias de produtos. As manchas cá continuam, talvez um pouco mais atenuadas. Mas gostaria de saber a sua opinião sobre os produtos SkinCeuticals. E se acha que têm algo que se possa adequar à minha pele.


Sou das Caldas da Rainha mas tenho alguma facilidade em ir a Lisboa e como já pesquisei e não me parece que exista por cá alguma farmácia que venda essa marca gostaria que me dissesse onde poderia ir e ser bem aconselhada. Já tenho algum receio de ser atendida por certas pessoas que tentam mostrar que conhecem os produtos mas no fim só lêem os rótulos…


E já agora, como sei que visitou recentemente a nova Make Up Kitchen Boutique, poderia me dizer se também valia a pena a minha visita ou o melhor para o meu caso seria optar pela SkinCeuticals?

Obrigada Patrícia, não sei como conseguiste lê-los de empreitada ahahah! Tenho uma recomendação a fazer antes de passares à Skinceuticals, que é bem mais cara, se puderes, experimenta o sérum Vinoperfect da Caudalie. É dos melhores séruns anti-manchas que já vi na vida, a um preço excelente comparado com tantos outros que alegadamente seriam melhores. No site skin.pt têm muitas vezes o sérum com 20% de desconto, o que torna o preço mais simpático. Um passo da rotina que ajuda muito também é uma esfoliação semanal, pelo menos. Depois, é claro, nunca esquecer o protector solar que é indispensável para prevenir novas manchas de aparecer. É importante usar protector solar todos os dias, o sol português é muito mais forte do que pensamos e, conduzir 10min por dia é suficiente para agredir a pele.

Espero que ajude e espero não ir tarde!

15 thoughts on “Dúvidas das leitoras V

  1. Maria Saudade diz:

    Ai! Desculpa!
    Na altura não te imaginava tão absorvida por tantos pedidos!
    Por mim, e pela vergonha (e comprimento) da linguagem tão cientifica do meu email (not), podes responder daqui a seis meses e só por email 🙂 (tou a falar a sério, não copies aquilo para aqui, que vergonhaaa!)
    Não te preocupes em responder já já, a sério. ponho-te de castigo!
    Sei perfeitamente o que é ter de gerir tempo para hobbies e trabalho. Defende a tua nota e o teu trabalho que é isso que tens de te importar agora.
    Também tens a tua vida e ser blogger é só uma opção tua, não um dever ^^

    Beijinho*

    Gostar

  2. m_I_a diz:

    Não tens de pedir desculpa Maria! Não escrevi esta introdução por causa do teu email (nem de nenhum em concreto ahah), é só mesmo porque cada vez que faço um post destes, como é compreensível também, recebo uma absoluta enxurrada de emails, comentários, mensagens etc, que são tremendamente apreciadas, atenção, mas nem sempre tenho tempo para esclarecer logo o que atrasa todo o processo desta rúbrica. Mas agora estou com um bocadinho mais de tempo, espero chegar ao teu email rapidamente.

    Obrigada por seres uma querida <3

    Beijinho!

    Gostar

  3. FC diz:

    Olá Sara 🙂

    Não sei se vais ter tempo para responder, mas deixo aqui uma questão relativamente a este post – mais concretamente sobre o dvanced night repair da estee lauder no qual disseste: “sinceramente, acho que hoje em dia já há melhor e mais barato!” Podes dizer quais são? 😀

    muito obrigada,

    Beijinho,
    FC

    Gostar

  4. Teresa diz:

    Bom dia.

    Dizes que, em relação ao advanced night repair da estee lauder, “hoje em dia já há melhor e mais barato”. Estou interessadíssima em saber quais são, o meu advanced night repair está a acabar (é a primeira vez que o uso) e, embora goste, acho, de facto, um abuso em termos de preço. Se há melhor e mais barato, eu quero! 😉

    Gostar

  5. sara diz:

    Obrigada pela resposta! Quais são os produtos melhores e mais baratos que o advanced night repair da estee lauder? Porque toda a gente fala tão bem dele, que é tão bom, tão perfeito, tão tudo que uma pessoa fica com vontade de experimentar! Mas o preço é tão mas tão caro que se perde logo a vontade!

    Gostar

  6. RRRoupa diz:

    Obrigada pelo post! Não coloquei dúvidas, mas gostei muito de ler e ver que apesar de super ocupada tens sempre tempo para as tuas leitoras 🙂 Gostei imenso de ver a dúvida da leitora relativa às primeiras rugas – eu também já estou nos trintas e, e apesar de a minha pele não ter nenhum problema aparente a questão da prevenção interessa-me bastante. Gosto muito de marcas de farmácia e uso muito Avéne, mas nunca usei nada desta marca para a prevenção de rugas… vou pesquisar. Obrigada *

    Roupa/acessórios em segunda mão! —> http://rrroupaonline.blogspot.pt/

    Gostar

  7. Neptuno_avista diz:

    Olá Sara! Na altura em que fizeste o teu segundo post de dúvidas de leitoras, decidi também perguntar-te algumas coisas em relação ao cuidado da pele em redor dos olhos. Pensei que irias responder num destes posts, mas pelo que disseste este é o último, Portanto, será melhor mandar-te as perguntas outra vez quando avisares que o podemos fazer?
    De resto, muito obrigada por estes posts, são uma grande ajuda 🙂
    Beijinho

    Gostar

  8. Cláudia Esteves diz:

    Este tipo de posts é muito útil porque por vezes existem dúvidas comuns a várias leitoras, no meu caso acabei de ganhar uma sugestão para experimentar um novo creme (o da bioderma) já usei avéne, la roche posay, vichy, clinique (o melhorzinho de todos), estou agora na uriage mas sinto que ainda não encontrei o tal… pode ser que seja desta 😉
    beijinho
    thehealthyfitway.blogspot.pt

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s