A ciência da beleza – a treta da celulite!

Eu não consigo falar sobre celulite sem a ofender primeiro. Eu tenho a certeza que 90% de vocês também têm.

Perguntam vocês: “mas como é que eu tenho celulite se me alimento bem, bebo não sei quantos litros de água por dia e faço exercício duas vezes por semana??”. Respondo-vos: porque são mulheres.

Segunda pergunta mais comum “há alguma coisa que possa fazer para prevenir a celulite?”. Não, nada (só deixar de ser mulher mas, não me parece uma opção lá muito viável).

Passando ao que é a celulite e os seus porquês. Podem ver abaixo uma estrutura muito mal representada da nossa pele. O que importa retirar dela é que na nossa derme temos fibras de colagénio e os nossos “fofinhos” dos adipócitos (que são células cheias de gordura). As fibras separam “molhinhos” de adipócitos como está representado abaixo pelos quadrados delimitados (que como é óbvio, não é igual ao que realmente acontece), formando septos. As fibras que formam estes septos, quando chegamos à puberdade e devido à presença dos recém-chegados estrogénios vão tendo um aporte de oxigénio menor vindo da circulação sanguínea e, como tal, vão rigidificando!

Fonte

Imgaginem assim algo rígido a delimitar algo mole. O que é mole “afunda” e só o que é rígido é possível ver à superfície, dando o efeito “casca de laranja” que tão bem conhecemos. A imagem acima está errada a vários níveis pois a parte que se encontra afundada é a do septo…

Como já disse, isto é causado devido a uma pobre circulação sanguínea nestes tecidos, provocada pelos estrogénios. Quem tem má circulação periférica tem também, muito provavelmente uma grande área com celulite.

Há quatro estadios de celulite: 

I- Pele sem nada;
II- Quando se aperta a pele vê-se o que se vê abaixo;
III- Vê-se sem apertar;
IV- Estado já patológico, há dor associada à rigidificação dos septos.

Em relação a anti-celulíticos: de forma muito interessante, não são dermocosméticos! Porque a definição de um cosmético é um produto sem acção farmacológica que fica na epiderme, no entanto um anti-celulítico para actuar deve chegar à derme. Primeira questão que se coloca a fazer um creme: chega à derme?

A maioria não.

Depois, o único ingrediente que se provou ter acção nestes casos é a cafeína, uma vez que estimula a microcirculação e é lipofílica. No entanto, só pode ser usada na cosmética numa percentagem muito baixa. Juntem isto ao factor anterior de chegar muito pouca ao local onde é necessária e vêm que é bastante improvável que o creme tenha algum efeito na celulite. No entanto eles existem, não deixam é de ser uma solução temporária.

Já os procedimentos em gabinete de estética como a cavitação e todas as outras (qual é a da moda este ano?) vão resultar durante o Verão. Vão efectivamente, tal como com alguns cremes, ficar sem celulite durante algum tempo. Mas ela volta porque vão continuar a ter estrogénios e a vossa microcirculação naquele local vai continuar a ser má.


Mitos e superstições relacionados com a celulite a desmistificar para ontem:


– Se eu beber – inserir porradona de litros de água – por dia, vou deixar de ter celulite. 

Não não não e não! O que é que a água tem que ver com a gordura, explicam-me? Cada um bebe a água que precisa por dia. Há um número mínimo mas varia de pessoa para pessoa. Beber água a mais também faz mal!


– Se eu usar calças apertadas vou ficar com celulite.

Fiz esta pergunta ao Professor que me deu a aula sobre isto. Não tem qualquer influência, mesmo levando em conta  o factor da circulação.


– Se eu hidratar a pele todos os dias, previno a celulite.

A hidratação é feita na epiderme, nada disso deve passar para a derme.


– Tenho celulite porque sou sedentária.

As duas coisas não estão relacionadas. Mas é claro que, quanto mais gordura, mais septos vamos ter. Quando há muita gordura há maior probabilidade de ter celulite, mas isso não quer dizer que as pessoas magras não a tenham (até as modelos escanzeladas).

E pronto, espero que vos tenha esclarecido. Fiquem com este pensamento: mais vale ter esta celulite que a outra, a patológica que é causada por uma bactéria e é uma infecção horrível. Têm as duas o mesmo nome mas, felizmente, são coisas distintas.

Fiquem ainda a saber que os homens também têm celulite (até porque também têm estrogénios!), simplesmente a anatomia dos septos deles faz com que estes não sejam visíveis à superfície da pele.

28 thoughts on “A ciência da beleza – a treta da celulite!

  1. szofi diz:

    Sara acho sempre muito úteis estes posts, porque realmente é preciso desmistificar estes mitos urbanos!
    Mas está para aqui uma salgalhada de ideias ao chamar “semi-cirurgias” a cavitações e companhia, que são feitas por esteticistas em gabinetes… Isto não são, de modo algum, procedimentos cirúrgicos nem cirurgias minimamente invasivas!
    Porém, muitos destes tratamentos estéticos são recomendados no pós operatório de cirurgia plástica, pois foram feitos estudos que provam a sua eficácia. Há imensos artigos sobre o assunto na Revista Aesthetic Plastic Surgery (deixo aqui um link interessante e actual, para quem tiver tempo livre http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21191582). O grande problema é quando se começam a popularizar este tipo de técnicas pelas mãos erradas: profissionais pouco especializados, quando se vende gato por lebre (maquinas boas são caríssimas e muitas vezes vende-se uma técnica e está-se a fazer outra, com outra máquina menos potente), ou mais recentemente, sites de desconto, onde, obviamente, é impraticável efectuar determinada técnica por um determinado preço cobrado (terá de ser outra, portanto)!
    Quanto à minha experiência pessoal, sinto que o exercício localizado me ajuda muito (também há a corrente de que o exercício localizado favorece a microcirculação, mas pelos vistos o teu professor não é dessa, os meus são ;p!), e já experimentei alguns cremes que melhoraram muito a textura da pele, e que até me fizeram perder alguns centímetros! Desses posso citar sem medo o Aroma Creator da Shiseido, que é absolutamente fantástico, e que, segundo os experts, actua nas UCP's (confirmas-me isso? será possível???!). A verdade é que perdi uns bons centímetros com ele, que não recuperei.
    E venha o Verão e as pernocas à mostra! Beijinhos

    Gostar

  2. m_I_a diz:

    Vós os médicos e o vosso amor por abreviaturas 😛 traduz-me lá UCP por miúdos que eu sou a pior com abreviaturas please!
    Já emendei, obrigada pelo alerta! Eu a parte das cirurgias, como é óbvio, não domino porque não é a minha área. Mas concordo contigo, sinto-me extremamente apreensiva ao ver gente com cursos de 6 meses a fazer coisas no meu corpo com máquinas. Não me agrada a ideia.
    Eu acho que o exercício ajuda ao bem-estar geral e estimula a circulação, mas nunca notei melhorias em nenhuma celulite por mais pilates que fizesse, só quando emagreci mesmo. O homem foi super “shit happens”, mentalizem-se LOL.

    Se alguma marca vai fazer efeito nisto, para mim é a Shiseido, venero a investigação que eles fazem!

    Beijinho!

    Gostar

  3. Catarina Rodrigues diz:

    Tenho a número III… 😦 e eu a pensar que se fizesse mais exercício ela podia desaparecer.. Verdade seja dita, eu detesto correr, mas sempre que posso vou andar para o paredão de Oeiras. Gosto imenso de andar, pena é não desaparecer assim.. Raios parta isto de ser mulher: tem muitas vantagens e adoro ser rapariga, agora isto da celulite tira-me do sério.. 😦

    Gostar

  4. Catarina Rodrigues diz:

    É verdade! Mas deixa-me aqui intrometer-me na parte da Arte e do Renascimento (não fosse eu comprometida nesse assunto. Aliás, tenho que dar uso ao meu curso já que nunca o irei exercer a nível profisisonal… ): por acaso é verdade. Muitos quadros da altura, e mesmo na própria antiguidade clássica, mostram mulheres mais rechonchudinhas pois assim era o padrão de beleza. Como creio que saberão, as moças “com mais chicha nos ossos”, era sinal de abundância económica e alto estatuto social. A verdade é que os cânones de beleza se alteraram de tal forma que na nossa era, a maioria das pessoas só vê beleza nas pessoas magrinhas (escanzeladas, como muito bem dizes), sem qualquer tipo de celulite e afins.. Mas pronto, é assim a vida.

    Beijooo *

    Gostar

  5. angela diz:

    Boa tarde,

    gostava de ter informações sobre a cavitação e o que pensar do procedimento.
    Estou confiante que aqui terei informações independentes e fidedignas.

    Estava a pensar fazer na Stetik Xpress porque tem preços em conta.Será que por isso mesmo não será fiável? Não posso mesmo gastar os balurdios que são pedidos pela Clinica do Dr. Humbeerto Barbosa…No entanto, fico a pensar…e se só forem esses que fazem mesmo efeito?

    São procedimentos seguros?

    Eu estou acima do meu peso, mas a fazer dieta devidamente acompanhada e a ir ao ginásio. Queria algo para me dar animo nesta longa batalha.

    Muito obrigada!

    Gostar

  6. m_I_a diz:

    Olá ângela! Vou ser muito sincera, não percebo nada desse tipo de procedimentos! Mas sou muuuito reticente em relação a eles, acho que, quanto mais baratos, menos hipótese têm de ser seguros e/ou eficientes. De qualquer das formas e mesmo se fizeres o tratamento, para o próximo Verão podes contar ter a celulite de volta. Estás a contar com esta parte? É que isto ninguém te diz nessas clínicas…

    Beijinho

    Gostar

  7. angela diz:

    Ena, obrigada pela resposta rápida!

    Eu não conto com milagres na celulite 🙂
    Mas como se escreve muito sobre o libertar de gorduras e blá blá blá…seria mais para dar uma ajuda na dieta/ginásio.
    Cheguei a uma fase em que custa muito avançar.
    Seria para dar um “boost” neste processo. Enfim, há que perseverar!

    Gostar

  8. m_I_a diz:

    Eu percebo o que é quando estabilizas ali e os quilinhos não se vão embora por mais salada que comas 😛 Se te vai ajudar na auto-estima, digo go for it 😉 Mas já experimentaste um creme dos melhorzitos? Os melhores que aí andam são o fatgirlslim da Bliss (venda online no feelunique.com, beautybay.com e outros que tais), o da Lierac, o da Shiseido e outros! Notas algumas melhoras com estes, não é nada “uau a minha pele ficou lisa em 2 dias” como eles anunciam e, lá está, a coisa do demo volta, mas são bem mais seguros que procedimentos estéticos 😉

    Beijinho

    Gostar

  9. angela diz:

    Obrigada mesmo pelo animo e pela lista de produtos!
    Vou investigar preços 🙂

    Costumo colocar creme, mas estes nunca usei.
    Fico sempre na duvida se os efeitos resultam dos cremes ou dos meus esforços no ginásio/alimentação.
    Na duvida, vou fazendo as esfoliações e a aplicação de cremes (fico sempre a pensar…e se não fizer, será que vejo menos efeitos?

    Obrigada mesmo!

    Gostar

  10. Maggie diz:

    Odeio celulite, detesto tanto, é tão feio. 😦 Sou magra mas confesso q a minha celulite (do rabito e côxas) me causa alguns complexos na praia/piscina. Jamais deixo de ir por causa da celulite, nem sequer me tapo mais. Mas q me incomoda, incomoda mto.

    “Segunda pergunta mais comum “há alguma coisa que possa fazer para prevenir a celulite?. Não, nada (só deixar de ser mulher mas, não me parece uma opção lá muito viável).” – adoro sempre q leio isto. Esta inevitabilidade conforta. É assim e pronto!

    Por isso é que eu já deixei de tentar e esforçar. Não uso cremes (só o hidratante, claro), não emborco água como se não houvesse amanhã e passando a vida a fazer xixi (lol), n faço dietas, não faço nada. Vivo com a celulite o melhor q posso e pronto. Todas temos!

    Obg pelo post, mto elucidativo! ***

    http://pprettyplease.blogspot.pt/

    Gostar

  11. m_I_a diz:

    Não podemos propriamente controlar a nossa circulação mas podemos ajudá-la praticando exercício! Nem que seja caminhar. Há outras coisas que ajudam como drenagens linfáticas e outros que tais. Não passar muito tempo em pé também é importante. Mas, mesmo fazendo tudo isto, não há garantias que melhore, mas a tua saúde agradece e isso é que importa!

    Beijinho

    Gostar

  12. Ana Bauer diz:

    Ora nem mais! A minha mãe e a minha irmã são imensamente mais magras do que eu e fazem exercício que se fartam- vão trabalhar de bicicleta e a pé e têm uma atividade laboral muito mexida- e no entanto têm celulite como eu tenho! E quem não viu já fotos de famosas sem photoshop, que são longilíneas e que quando sentadas, espreita ali uma casca rugosa? Este post está excelente e oxalá acabe com os muitos macaquinhos que a maioria ainda tem sobre o assunto. Beijinhos

    Gostar

  13. vanessa diz:

    Bem, gostei muito do que li, mas deixas-nos tristes ahahah, com a quase impossibilidade de melhorara a celulite.
    Acho que tens razão em muita coisa que dizes, é verdade que é difícil perder a celulite, mas não é impossível e acima de tudo, há coisas que ajudam a melhorar.
    Claro que o exercício ajuda, obviamente não retira, mas um dos problema que vem juntamente com a celulite é a falta de tonificação e fazendo exercício constante, é claro que a tonificação aumenta, logo ajuda.
    Em relação a cremes, também não acredito muito neles, mas aliados a outras tantas coisas, talvez tenham algum efeito, nem que seja na melhoria da textura da pele.
    Em relação a tratamentos, eu vou começar a fazer e aconselho, radiofrequência e pressoterapia, isto porque te estimula a circulação e isto sim é um dos problemas mais reais, é daqui que muitas vezes advém a celulite. Falo por mim, a má circulação estraga tudo e puderes fazer tratamentos que te ajudam a melhorar isso mesmo, claro que ajuda a melhorar a celulite, porque estás a pegar na raíz do problema.
    Bom ler este tipo de artigos.
    Beijinhos.

    Gostar

  14. Anónimo diz:

    Bom dia!
    Li este post à uns tempos e lembrei-me de vir aqui pedir um conselho.
    Eu confesso que não me posso queixar muito de celulite. No entanto desde o ano passado que devido a vários factores que se instalou aqui uma cova que teima em não sair….ou seja naquela parte específica do corpo posso dizer que tenho o que chamou de tipo III 😦
    Antes de entrar na loucura de cavitações, cremes, drenagens e por aí….gostava de pedir um conselho de um especialista (de preferência uma consulta de aconselhamento grátis que oferecem antes de iniciar qq tipo de tratamento).
    Alguém me aconselha uma clínica de confiança onde possa ir pedir uma avaliação? Na zona de Lisboa.

    Muito Obrigada
    Mire

    Gostar

  15. m_I_a diz:

    Olá Mire!

    Para ser franca, como nunca tive de recorrer a esses serviços, não conheço e, como tal, não sei aconselhar. No entanto dou-lhe um conselho relativamente ao procedimento em si: ser for demasiado barato, não pode ter qualidade. É impossível ter equipamento de qualidade e pessoal qualificado com tramentos de 20 ou 30€. Absoluta e completamente impossível. Peço desculpa por não poder ajudar mais nesta área…

    Beijinho

    Gostar

  16. claudia diz:

    Olá. Sou magra, pratico exercício fisico e não sendo fanática, tenho cuidado com a alimentação e tenho celulite!
    Já fiz imensos tratamentos de gabinetes de estética e sinceramente, uma boa massagem com um bom creme hidratante faz o mesmo efeito. Já usei uma série de cremes, dos mais caros aos mais baratos e não vi grandes resultados. Uso um gel de centelha asiática quando começa o verão, ainda assim o mais eficaz.
    No entanto ouvi falar de um creme novo, chamado trimgel que dizem fazer milagres. Gostaria de saber se o conhece e que acha dele.
    Quanto a comprimidos, gostaria de saber a sua opinião acerca do cellulase gold.
    Obrigada

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s