A ciência da beleza – Não comedogénico e obstrução de poros

Provavelmente já repararam no seguinte aviso nas embalagens de muitos produtos cosméticos: “não comedogénico”. O que quer isto dizer? Quer dizer que não forma comedões, basicamente que não obstrui os poros. Por favor não digam “que deixa a pele respirar” que é algo que leio e oiço constantemente. Nós respiramos através pulmões, a nossa pele não tem pulmões, embora a pele também faça trocas gasosas, não é uma respiração.

Daqui

O que faz com que um produto não seja comedogénico é basicamente não formar uma película gordurosa à superfície da nossa pele, fazendo com que as nossas glândulas sebáceas não consigam expelir o seu produto que se acumula, tornando-se progressivamente mais viscoso e oxidando, dando origem aos tão adorados pontos negros, espinhas, etc.

Hoje em dia isto já não acontece porque as bases são, na sua maioria, oil free, de forma a prevenir acne e outras situações problemáticas da pele. No entanto, nem todos os óleos obstruem os poros.

Substâncias pelas quais devemos procurar (em bases mas também em cremes):
Uma boa opção de base para pele problemática oleosa (facilmente “obstruível”) é a mineral que indiquei anteriormente, pois tem uma curta lista de ingredientes e de origem natural (conceito discutível como já disse, mas vamos alinhar). Bons ingredientes a procurar são:
– Extracto de aloe vera – calmante, anti-inflamatório e hidratante sem ser gorduroso;
– Extracto de flor de camomila – anti-oxidante e anti-inflamatório, acalma a pele;
– Óleo de semente de jojoba – hidratante sem obstruir poros;
– Extracto de flor de calêndula – anti-inflamatório;
– Extracto da árvore do chá (tea tree) – anti-bacteriano, mantém o pH cutâneo;
– Bentonite – argila que remove impurezas na pele;
– Casca de salgueiro – foi daqui que foi extraído pela primeira vez o ácido acetilsalicílico (aspirina) que é um esfoliante e limpa os poros [agora um aparte: por favor, queridas leitoras, não me desfaçam uma aspirina de 500 mg e não a coloquem assim na cara!!!!!!! Não acreditem em tudo o que leêm na internet!];
– Extracto de erva de São João – anti-oxidante, ajuda a reduzir a descamação e a inflamação.
Mesmo que não seja este tipo de ingredientes que encontrem na vossa base, vejam os componentes sintéticos que têm e procurem características semelhantes a estas.

Daqui

Substâncias que devem evitar:

– Oxicloreto de bismuto (bismuth oxychloride) – potencial irritante cutâneo usado para dar um aspecto translúcido e aumentar a durabilidade das bases.
Espero que este post seja minimamente informativo e que vos ajude na escolha de ingredientes que melhorem cada vez mais a vossa pele!

Edit: A Sal de Banho mostrou-me este artigo interessante sobre silicones. De acordo com ele, nem todos os silicones selam os poros, decidi assim tirar essa informação. No entanto, não acreditem na parte em que é referido que os silicones podem ajudar a curar cicatrizes e a hidratar pele seca pois isso sei que não é verdade. O que acontece é que estes componentes vão preencher falhas e irregularidades dando uma aparência de pele perfeita e fornecendo uma tela perfeitamente regular para a maquilhagem (sendo muito usados em primers, como a Miss Bad referiu). Se quiserem, faço outro post sobre silicones que, sozinhos têm mmuuuiiito por onde falar!

14 thoughts on “A ciência da beleza – Não comedogénico e obstrução de poros

  1. m_I_a diz:

    Muito obrigada Ana! A minha palavra não é lei nem nada que se pareça 😛 Eles têm alguma razão nalgumas coisas (e vou retirar daqui a obstrução de poros…) agora melhorar cicatrizes e pele seca, não melhora. Simplesmente disfarça e preenche, dando a sensação de pele lisa. Muito obrigada por deixares o link 😉

    Beijinhos!

    Gostar

  2. Br8kgirl diz:

    Um excelente artigo com certeza 🙂 gostei muito pois desconhecia alguns factos! Há bastantes informações pelo mundo fora, algumas correctas outras erradas. Infelizmente nunca sei qual a verdadeira. Gosto muito da maneira como está escrito e bastante forme, fiquei com algumas ideias positivas que se transpuseram a algumas erradas que tinha, portanto m_I_a parabéns por este texto com um tema bastante importante 🙂

    beijinhoo
    Filipa Antunes

    Gostar

  3. Anónimo diz:

    Olá m_I_a.

    Estive a pesquisar em vários blogs sobre bases e, em muitos deles, li comentários que afirmavam que as bases podem ser prejudiciais para a pele, mesmo que seja feita uma limpeza correcta e toda ela seja retirada no final do dia (algumas usavam como justificação que foi o próprio dermatologista que lhes disse isso).
    Como, ao contrário de mim (sim, sou eu outra vez, a Miss Dúvidas) tu estás habituada a usar maquilhagem e tens essa paixão enorme e mais conhecimentos sobre o tema do que eu, gostaria que me esclarecesses se há efectivamente bases que possam prejudicar a pele?
    Os comentários que li falavam em envelhecimento da pele, agravamento de borbulhas e outros problemas que, pelo que davam a entender, não eram nada de muito grave, mas que pioravam consideravelmente com uso de base (já li aqui no teu blog que quem tem acne severo não deve usar base para o cobrir).
    Mesmo não percebendo nada do assunto, acho que algumas das coisas não fazem sentido, mas é precisamente por não perceber que gostava que me desses uma ajudinha. 🙂

    Obrigada,

    Lian.

    Gostar

  4. m_I_a diz:

    Acho muito bem que perguntes, adoro dúvidas! E são sempre bem-vindas por cá! Como não tenho bem a certeza sobre isso vou fazer assim: amanhã pergunto à minha Professora de cosmética e explico num post, parece-te bem? Mas fica com a ideia de que muitos dermatologistas dizem isso por mera ignorância pois apenas conhecem a parte da cosmética de tratamento, não conhecem nada que fuja a isso.

    Beijinhos!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s