Este post vai dedicado a uma futura mamã da minha família e a muitas outras que não acham informação online sobre isto.
Em primeiro lugar, penso que isto é comum a todas as mulheres, muitas senhoras deixam de usar muita coisa durante a gravidez, com receio do que pode acontecer ao bebé mas, um produto que não vejo ninguém recear, está na casa de todas nós: verniz de unhas! Quase todos os vernizes e removedores e top coats etc têm duas substâncias conhecidas pela sua neurotoxicidade (destruição das células nervosas): o tolueno e o formaldeído. Se isto para nós é relativamente inóquo (leiam mais sobre este assunto aqui) para o pequeno rebento que está a formar as suas primeiras células nervosas, pode ser perigoso a longo prazo. Desaconselho vivamente a utilização de vernizes com estes dois componentes na sua composição!
Em relação a maquilhagem, não creio que haja nenhuma contra-indicação de nada. No entanto, a parte mais importante na gravidez é a hidratação da pele. Afinal, a pele vai ter de esticar e para isso, precisa de elasticidade. O melhor amigo da grávida é o creme hidratante. De preferência sem aromas para não ajudarem aos enjoos e que sejam de rápida absorção. O meu preferido de sempre é este:
![]() |
La Roche Possay Lipikar Lait |
Cumpre todas as especificações anteriores e deixa a pele super hidratada ao longo do dia. Há também a versão “baume” mais gorda, no entanto, a minha pele quando está extremamente seca tem dificuldade em absorvê-lo.
Depois, para áreas problemáticas de hidratação, o bepanthene é um eterno favorito. Áreas como cotovelos, lábios, joelhos, nariz, mamilos se estiverem gretados.
Por fim, o cuidado anti-estrias que deve começar no início da gravidez. Uma coisa que devem saber sobre estrias: são cicatrizes da nossa pele que foi repentinamente esticada, tal como uma borracha quando fica laxa de tanto a esticar, por isso, não desaparecem para o resto das nossas vidas (eu que o diga..). Por isso, há que prevenir acima de tudo!
Como neste ano os óleos estão na moda em todo o lado, este da Eucerin tem boa reputação, bem como o Elancyl da Galénic para quem prefere uma textura mais de loção..
Edit:
A Szofi acrescentou uma informação extremamente útil ao post:
“Infelizmente vou ter de te fazer uma pequena correcção. O retinol, tretinoína, isotretinoína,adapaleno e outros derivados de vitamina A são teratogénicos, ou seja, causam malformações fetais, mesmo quando utilizados por via tópica. Ou seja, é mandatório recomendar às futuras mamãs que deixei de utilizar estes produtos durante o período pre-concepcional e durante toda a gestação. É de referir que muitos dermocosméticos (que não são medicamentos), têm quantidades ínfimas de derivados fraccionados de retinaldeído, cuja segurança não está testada na gravidez, sendo por isso recomendado que sejam postos de lado até ao bébé nascer! Espero ter ajudado 🙂“.
Muito obrigada Szofi!
Devo referir que o retinol é encontrado em muitos produtos anti-idade e a vitamina A em muitas pomadas como o Halibut e outras. É muito importante ler a lista de componentes sempre.
Infelizmente vou ter de te fazer uma pequena correcção. O retinol, tretinoína, isotretinoína,adapaleno e outros derivados de vitamina A são teratogénicos, ou seja, causam malformações fetais, mesmo quando utilizados por via tópica. Ou seja, é mandatório recomendar às futuras mamãs que deixei de utilizar estes produtos durante o período pre-concepcional e durante toda a gestação. É de referir que muitos dermocosméticos (que não são medicamentos), têm quantidades ínfimas de derivados fraccionados de retinaldeído, cuja segurança não está testada na gravidez, sendo por isso recomendado que sejam postos de lado até ao bébé nascer! Espero ter ajudado 🙂
GostarGostar
Por acaso sabia que não era aconselhável usar-se verniz durante a gravidez. Faz-me alguma confusão ver grávidas com as unhas pintadas e sem se aperceberem de que pode ser prejudicial para o bebé..
Óptimo post e óptimas dicas 😉
***
GostarGostar
Obrigada Sofia! São sempre bem-vindas informações adicionais e este não é um tema que domine completamente, muito obrigada! Se não te importares, vou acrescentar ao post 😉
Beijinhos
GostarGostar
De nada! O post está muito bom (como sempre!) e a maioria das mães acha que uma simples pomada/creme para o acne, que usou toda a vida, como kétrel ou differin,entre outras, é inofensiva, quando afinal, estão a absorver por ia cutânea uma molécula que é teratogénica! Já para não falar nos tratamentos orais para o acne, que devem ser mencionados na consulta pre-concepcional! As grávidas também devem usar um spf elevado para evitar as hiperpigmentações cutâneas características da gravidez.
GostarGostar
M.I.A. gostei muito deste post 🙂 n fazia a menor ideia que o verniz é de evitar numa gravidez. certamente estarei mais atenta à lista de ingredientes dos produtos (quando engravidar). beijinho**
GostarGostar
Exacto, eu desses nem falo pq assumo que ninguém no seu juízo perfeito os prescreve sem a coadjuvância de um contraceptivo oral (até pq creio que é ilegal). A do protector tb é uma excelente dica, nem me tinha lembrado dessa parte mas acontece mesmo. Obrigada Sofia, és uma querida 😀
Obrigada Maria, ainda bem que pude informar, a gravidez é um período mais sensível do que muita gente imagina…
Beijinhos
GostarGostar
Olá 😀
Este tópico veio mesmo a calhar (parece coincidência) pois estou grávida. Tenho pena dos meus vernizes, mas vão ter que aguentar mais 7 meses escondidos 🙂 Apesar de haver marcas que referem que os seus vernizes estão isentos desses componentes, prefiro não arriscar.
Beijinhos.
GostarGostar
Muitos parabéns! 😀 Eu também não arriscaria por menores que sejam as probabilidades, neste caso, não faz sentido… Todas vivemos sem manicure!
Beijinhos
GostarGostar
Também já li que cremes que contenham ureia também são prejuduciais.
beijinhos,
Maria
GostarGostar
É verdade Maria, porque a ureia é tóxica e é por essa razão que a excretamos na nossa urina 😉
Beijinhos
GostarGostar
Já mandei o link à minha irmã que está grávida, no início falei-lhe da utilização dos vernizes pois também já tinha ouvido dizer que não era aconselhável mas tinha dúvidas. Obrigada pelas dicas, ela vai ler agora o post 😉 Bjinhos
GostarGostar
Ainda bem que pude informar 😀
Beijinhos
GostarGostar
Já li o post maninha!!:) Há uns anos dizia-se que usar verniz durante a gravidez poderia prejudicar o feto, mas ultimamente com as novas tecnologias que não haveria qualquer problema em usá-los, mas pelos vistos não é bem assim…já tou de 7 meses e até usei verno gel nas unhas…espero não ter feito mal ao meu menino:/ Obrigada pelas dicas;)
GostarGostar
Olá Sofia,
Depende dos vernizes, os com tolueno e formaldeído (que ainda são a maioria do mercado) têm risco. Como disse, é importante ler os rótulos. Espero que corra tudo bem e que tenhas um menino saudável daqui a 2 meses!
Beijinhos
GostarGostar
Olá Mia,
Claro que sim, além disso ponho sempre uma base por baixo. Mas a partir de agora vou ter mais cuidado com os constituintes dos vernizes!! Felizmente até à data estou a ter uma gravidez bastante tranquila e o meu bebé está a desenvolver-se bem, espero que continue… 😀 Parabéns pelo blog!
Beijinhos:)
GostarGostar
Olá Mia, boa tarde.
Antes de mais parabéns pelo blog e por este post em particular.
Quando soube que estava grávida uma das coisas que deixei de fazer (com alguma pena) foi mesmo pintar as unhas. Já tinha ouvido dizer que alguns vernizes continham compostos que poderiam ser prejudiciais para o bébé e mais convencida fiquei quando no rótulo de um verniz que tinha em casa li: “Não utilizar durante a gravidez.”
Entretanto por um mero acaso encontrei, numa farmácia, um verniz que nas suas caracteristicas dizia mesmo: “Sem formol. Sem tolueno. Sem colofano.” …é da La Roche-Posay, gama Silicium Color Care!
Fica a dica para as grávidas que não passam sem a manicure! 😉
GostarGostar
Olá! Ainda bem que encontraste alternativa, felizmente hoje em dia, cada vez existem mais! Beijinho!
GostarGostar
Gostaria de saber a sua opinião sobre o uso de cosméticos (p.e. gel de banho) com propilenoglicol na gravidez. Obrigada
GostarGostar
A minha opinião pouco importa, já o parecer da SCCS é que o propilenoglicol é um activo super seguro. É usado há décadas em quase todos os produtos do mercado (que as grávidas usam sem saberem) e não há qualquer suspeita de teratogenecidade. Onde leu a informação de que pode não ser seguro?
GostarGostar