Rosacea

Este post vai dedicado a uma amiga e à minha tia que sofrem deste problema que, apesar de ser meramente estético, tem uma causa patológica e existe tratamento para ele. Causa muitas vezes desconforto em relação à nossa imagem e, nalguns casos, é um problema tão ou mais grave para a auto-estima do que o acne e outros problemas de pele mais frequentes e mais abordados. Esta patologia está mais presente em situações de muito frio, como nesta altura do ano. As pessoas que sofrem desta doença têm vermelhidão constante ou coram subitamente, vermelhidão difusa mas constante e pequenos derrames na face.

Vou começar por voz dizer qual a definição de Rosácea, que é desconhecida por muita gente que até sofre do problema: “Rosácea é uma doença da pele da face humana, que se caracteriza por manchas eritematosas e vasculite formando telangiectasias em peles oleosas. Pode infeccionar e criar pústulas e abcessos. Por esta razão é também conhecida como “acne rosácea”.
A rosácea está muito relacionada com o estado psicológico do paciente e piora com a ingestão de álcool, bebidas quentes, frio e vento. O tratamento resume-se a evitar os fatores desencadeantes acima e tratar as complicações infecciosas.”.

Esta é a definição segundo a wikipédia e, eritema consiste numa coloração avermelhada da pele ocasionada por vasodilatação capilar (ou seja, o sangue está mais à superfície da pele), sendo um sinal típico de inflamação (quando damos uma pancada, a pele desse local fica exactamente com o mesmo aspecto que a rosácea). Quando se pressiona a parte da pele afectada com uma lâmina de vidro, a vermelhidão deve desaparecer, reaparecendo quando deixarem de fazer pressão. Esta é uma forma de diagnóstico da rosácea. Podem experimentar em casa (sem magoar). Se isto não se verificar, têm uma lesão de origem vascular e devem ir ao médico. Mesmo tendo rosácea, devem mencionar ao vosso dermatologista ou médico de família se vos causa comichão, ardor ou qualquer outro tipo de incómodo.

Estas são as principais zonas de rosácea e o seu aspecto:

Imagem retirada de: http://www.rosaceaskincare.org/

É mais frequente em pessoas ruivas ou loiras e de tez mais clara, mas isso não significa que pessoas mais morenas e de cabelo escuro não possam apresentar estes sintomas. É igualmente mais frequente nas mulheres (devido às nossas hormonas e os efeitos que têm nos vasos sanguíneos), mas também é observada em homens. Pode começar a manifestar-se apenas como vermelhidão e, com o avançar da idade podem aparecer bolhas e pústulas.

Agora vem a parte boa, o que podem fazer para diminuir os sintomas? Atenção que eu estou a falar aqui só e apenas da vermelhidão porque, se apresentarem pústulas ou acne vão ao dermatologista!

Quase todas as marcas de farmácia para peles sensíveis têm uma linha rosácea. Vou começar pela La Roche Possay.

Esta marca, não só tem uma linha de produtos, como no site também nos diz que activos devemos procurar nos cremes que auxiliam no tratamento, bem como cuidados extra a ter:

Alguns activos devem ser encontrados em dermocosméticos que auxiliam o tratamento, como por exemplo:

  • Vitamina C, ajuda a espessar a parede dos vasos sanguíneos fragilizados.
  • Vitamina B ajuda a espessar a pele para a proteger de agressões externas e mudanças de temperatura.

Para combater a vermelhidão, a rotina cosmética deve ser alterada:

  • Usar desmaquilhantes que não exijam o uso de água, para evitar o contacto da pele com a água da torneira.
  • Aplicar cremes que reduzam a vermelhidão.
  • Acalma a pele usando um spray de água termal.

Os dermatologistas podem prescrever antibióticos de acção localizada (cremes, emulsões, etc.) ou antibióticos orais, ou ainda recomendar tratamento laser para vermelhidões persistentes. Por último, algumas precauções são recomendadas de forma diária: 

  • Cuidado com o que ingeres e limita o consumo de álcool, café, comida picante…
  • Protege-te de variações climatéricas evitanto mudanças bruscas de temperatura e usando sempre factor de protecção solar.

Em qualquer dos casos, é aconselhável consultar um dermatologista.

1- Rosaliac hidratante anti-vermelhidão – reduz a vermelhidão e possui vitaminas B e C, com coloração esverdeda.
2- Rosaliac UV hidratante anti-vermelhidão com SPF 15 – igual ao anterior mas sem a coloração verde e com protecção UV adicional.
3- Rosaliac UV Rich fortificante anti-vermelhidão com SPF 15– Igual ao anterior, mas especialmente formulado para peles secas a muito secas. Também tem coloração esverdeada.

De seguida, falo-vos da linha da Avéne para tratar peles com Rosácea:

1- Diróseal – creme esverdeado para uso nocturno, aumenta a espessura da epiderme e a resistência vascular. Prescrição médica, usado em eritema e pós-cirurgia vascular a laser.
2- Redness relief, creme com SPF 15 – creme verde que ajuda a minimizar a aparência vermelha da pele, enquanto estimula a microcirculação enquanto protege dos raios UV.
3- Gel de limpeza extremamente suave para peles intolerantes –  gel de limpeza. Não é necessário usar água, indicado para pele intolerante, com ardor, usado em situações pós microdermoabrasão e laser.
4- Creme para pele intolerante – renova a barreira natural da pele e restitui o nível de conforto. Usado nas mesmas situações que o anterior e co-adjuvante com tratamentos para a acne.

De seguida, a Bioderma:

 1- Sensibio H2O – desmaquilhante que remove toda a maquilhagem e limpa a pele. Pode ser usado só como limpeza de pele, mesmo sem maquilhagem. (Tenho a dizer que este é o meu desmaquilhante preferido, é absolutamente fantástico, não repuxa nada a pele e não me vejo simplesmente a usar outro porque este é mesmo fora de série.)
2- Sensibio AR – reduz a vermelhidão e a sensação de aquecimento, protege das agressões externas.

Por último, a Uriage:

1- Roséliane fluído de limpeza – O Roséliane Fluido de limpeza elimina todas as impurezas e desmaquilha o rosto e os olhos sem necessidade de enxaguamento.
2- Roséliane creme anti-vermelhidão – Cuidado anti-vermelhidão descongestionante, calmante e hidratante, Roséliane Creme Anti-vermelhidão corrige e atenua visivelmente a vermelhidão difusa, limita o seu aparecimento e acalma as sensações de calor e de repuxamento.
3- Roséliane Creme com cor –  foi especialmente formulado para disfarçar subtilmente a vermelhidão difusa e as imperfeições do rosto e completar a acção anti-vermelhidão de Roséliane Creme.

Há ainda maquilhagem que pode ser usada para disfarçar este problema:


1- Avéne – Couvrance stick 
2- Make up forever – primer em verde HD
3- Make up forever – paleta de correctores
4- Smashbox – primer verde
5- Benefit – you’re bluffing corrector
6- Benefit – bluffpowder

Podem ainda usar bases com cobertura de média a alta por cima destes produtos e é como se a rosácea não existisse!

De qualquer forma, devem SEMPRE consultar o dermatologista e pedir tratamento e conversar com o vosso farmacêutico! Não é só um problema estético e não deve ser abordado com leviandade!

Desculpem os quilómetros do post mas espero ter ajudado e informado! Alguma dúvida que tenham, não hesitem em perguntar 😉

20 thoughts on “Rosacea

  1. m_I_a diz:

    Obrigada, por acaso já tinha constatado que não há muita gente a prestar atenção a este problema, mas há muita gente a sofrer com ele.
    Gosto da uriage mas ainda mais da bioderma, acho que em termos de qualidade é mesmo fora de série…Ainda bem que já é possível controlar o problema e, por mais que estes cremes sejam caros (que são), os das perfumarias são ainda mais 😉
    beijinhos

    Gostar

  2. Cause We are Divas diz:

    oláá querida !

    Tenho este problema desde os meus 11 anos, e desde aí que uso SEMPRE o creme hidratante e o leite de limpeza da Uriage, são os melhores para a minha pele, pois esta é sensível, e mista (zona t oleosa e maças do rosto secas).

    O post é realmente bastante útil, mas deves reforçar que ápenas aconselhas os produtos, mas que o dermatologista é que decide qual o melhor para o nosso tipo de pele 🙂

    Falas-te aí da água termal ser utilizada depois do leite de limpeza e antes do hidratante, é assim ? Vou experimentar, se assim for ! 🙂

    Beijinhos e feliz Natal,
    causewearedivas.blogspot.com

    Gostar

  3. Maristela diz:

    Adorei o post…fui diagnostica com Rosacea..e ñ sabia oq era essa doença..pq vc vai no dermato eles simplesmente falam vc tem isso..mas explicação que é bom nada…pesquisei os cremes indicados..aqui no Brasil o melhor preço é na Dermadoctor..inclusive vende online…mas tb vi na Amazon.com..la os preços são ótimos sem comparação..como tenho conhecidos que moram nos Estados Unidos,sempre compro mando entregar la e qdo eles vem trazem pra mim…uma ajuda e tanto…Mas valeu gostei memso das dicas..

    Gostar

  4. Tania Costa diz:

    Olá,
    Eu desde sempre tive vergonha das minha bochechas :s
    Isto porque estou sempre corada e odeio quando alguém fala comigo e eu fico com a cara a ferver por ficar timida !
    Comecei a pesquisar na internet e encontrei este magnifico site..
    Estou farta de gastar dinheiro em médicos pelos mais diversos motivos..
    E não queria ir ao dermatologista por causa disto..
    Porque acaba por ser uns 60 € para o dermatologista e outros 60€ ou mais para os cremes 😐

    Quando ia ao dermatologista por causa de ter pele seca, ele receitava cremes avéne.
    Mas nunca referi a vermelhidao da cara, por isso ele nao receitava nada especifico para isso.

    Estava a pensar comprar a linha de produtos da avéne ou da uriage,
    o que acha?

    A vermelhidão que tenho na cara não é muito intensa, isto é, não se veem vasos sanguineos nem nada nisso.

    Espero uma resposta urgente,
    obrigada..

    Gostar

  5. m_I_a diz:

    Olá Tânia!

    Acho que tanto com a Uriage como com a Avéne ficas bem servida, experimenta consoante o preço e o teu gosto pessoal (porque lá porque a minha pele gosta de uma determinada marca, não quer dizer que a tua vá gostar). Depois, no dia-a-dia e enquanto os cremes não fazem efeito, pois levam meses a fazê-lo uma vez que actuam nos vasos mesmo, sugiro um pouquinho de maquilhagem para disfarçares, só para não te sentires a ficar vermelha sempre que tens contacto social. Nem precisa de ser nada extremamente específico como aqui mostro, basta apenas um corrector nas zonas onde ficas com a rosacea mais exacerbada, ou uma base com elevada cobertura nesses sítios. Podes sempre usar o primer verde antes de uma base de cobertura leve que tb te vai cancelar a vermelhidão (hoje em dia há primers mais baratos que estes, escrevi este post há algum tempo, tens por exemplo um da L'Óreal).

    Espero ter ajudado e, mais alguma dúvida estás sempre à vontade para colocar por aqui no blog ou para me enviar e-mail (endereço ali em cima). Depois conta-me como resultou o tratamento e se conseguiste com a maquilhagem 😉

    Beijinho!

    Gostar

  6. Ana Paula diz:

    Olá,
    entrei neste blog porque sofro de couperose com pústulas e agradeço a informação precíosa que me forneceram , gostaría de partilhar convosco algo que descobri há pouco noutro blog sobre esta tão desagradável doença.
    Fui informada que se devería tomar um comprimido de L-Lisina(1000mg)e vitamina C, experimentei e o resultado foi sensacional!
    Hoje comprei o crème da Bioderma Sensibio AR e só agora irei experimentar, se vir resultados positivos logo partilharei convosco a minha nova experiência.
    Beijinho.

    Gostar

  7. Anónimo diz:

    Seu blog e suas informações me ajudaram muito.Só tenho que agradecer pelao direcionamento de tal problema.Vc sabe tanto ou melhor que muitos dermatologistas.Nós quew temos o problema temos tempo para pesquisar o problema a fundo e descobrir o que nos é melhor.Coisa que falta aos médicos brasileiros hoje em dia com suas consultas apressadas mesmo que estas sejam particulares.Muito obrigada!!!!!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s