Manchas e sardas

Muita gente sofre deste problema, com a camada do ozono cada vez mais fina, estamos expostos a cada vez mais raios UV e, como tal, a nossa pele vai reflectindo isso. Isto causa o envelhecimento precoce da nossa pele: perda de elasticidade, manchas e sardas, desidratação…

Em primeiro lugar, digo-vos que é absolutamente essencial hoje em dia usar um protector solar depois do hidratante. Quer tenham uma tez mais clara ou mais escura, a melanina só não nos protege. As pessoas muito branquinhas como eu, devem usar o SPF máximo que na união europeia é 50. Eu coloco de manhã e, se estiver exposta o dia inteiro tenho de recolocar uma vez que o protector só dura um certo tempo (como toda a gente sabe). Por isso ando sempre com uma amostra na mala, é facílimo escaldar-me no nariz e na parte alta das maçãs do rosto e isso causa sardas e descolorações mais inestéticas.

Como, mesmo com todos os cuidados, mesmo assim nas peles claras costumam aparecer as sardas, há imensos tratamentos hoje em dia para as atenuar, na sua maioria em forma de sérum. Estes sérums vêm tentar fazer o trabalho de uma substância que se chama hidroquinona e é o melhor despigmentante conhecido até hoje (remove as manchas em 2 meses) e a sua aplicação é sempre acompanhada por um dermatologista e exige cuidados extremamente estritos de aplicação. Só que este creme, para além do incómodo de ter de ser monitorizado constantemente por um profissional, é também cancerígeno. Todo o propósito destes cuidados é evitar o cancro não é verdade? Está cada vez mais a cair em desuso.

Felizmente, hoje em dia foram desenvolvidas tecnologias de exfoliação e microdermoabrasão e despigmentação, usando nanotecnologia em sérums!

1- Galénic Ombellia; 2- Clinique even better clinical; 3- Caudalie vinoperfect; 4- Dior capture XR 60/80; 5- Lancôme blanc expert; 6- La roche posay mela-D

Estas são só algumas sugestões de sérums, tanto da farmácia como de perfumarias (os da farmácia tendem a ter a mesma eficácia por um preço mais amigável…). Estes sérums devem ser aplicados antes do hidratante e depois da limpeza. A limpeza e/ou esfoliação (dependendo do sérum, alguns fazem esfoliação) é essencial para que faça efeito.

O creme usado em seguida também pode ser anti-manchas, de dia ou de noite. Há uma infinidade de escolhas no mercado, umas obviamente melhores que outras que devem ser usados com o sérum para potenciar os seus efeitos.

Se querem uma curiosidade, o mercado asiático é muito fértil em termos de sérums e cremes de branqueamento de tez. Eles consideram ainda que bronzeados são os agricultores e as pessoas de bem devem ter uma pele nívea e imaculada, por isso, ao invés de camas de UV como há cá, eles têm tratamentos de branqueamento intensivo! Eu na China fiz sucesso pela brancura. Ah, e não se expõem ao sol nem nas horas de maior calor, nem nas outras. Enquanto há sol a sério, não há exposição solar. Acreditem ou não, vão à praia à noite…

Só para verem como o conceito de beleza é algo tão relativo!

8 thoughts on “Manchas e sardas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s