Bases

Saltei o passo um, que é a hidratação e limpeza da pele que deve anteceder este passo. Ao contrário do que o nome indica, a base não é a base da maquilhagem, esta deve assentar numa pele limpa e bem hidratada, caso contrário será mal absorvida, poderá esborratar, sumir-se e formar acumulações nos relevos do rosto.
Falo de bases porque me foi pedido e porque constatei que muita gente tem imensas dúvidas acerca deste assunto. De facto, actualmente existe um MUNDO de bases à nossa escolha e vou tentar falar um pouco de cada tipo.
Essencialmente as bases dividem-se em dois grandes grupos: base em pó e base líquida. Atenção que base em pó e pó finalizador são duas coisas distintas, há que não confundir e não tem a ver com a coloração, o pó finalizador pode ser translúcido (apresentação branca na embalagem) ou ao tom da nossa pele.

Começando pela base líquida, esta deve ser adaptada ao tipo de pele da utilizadora, ou seja, existem bases matificantes para peles oleosas (3, 4, 5), hidratantes para peles secas (1, 2), de preenchimento para peles maduras e um mundo de opções de todo o tipo. Para quem tem dúvidas sobre o tipo de pele que tem, existem hoje em muitos sítios (desde farmácias a centros de estética) aparelhos que medem o nível de hidratação e oleosidade da nossa pele, bem como determinação de foto-tipos e de elasticidade (relacionada com a hidratação).

Dentro das bases líquidas, há que prestar atenção ao acabamento e à cobertura que possuem. Ou seja, existem bases com acabamento iluminador (1, 3, 4) ou acabamento matificante (2, 5) (mesmo para peles secas, dão uma pele de porcelana por assim dizer) ou ainda com maior cobertura para uma pele mais uniforme ou uma cobertura mais leve (8, 9) para um acabamento natural que são ainda hidratantes e têm SPF (um tudo-em um), por fim, a última tecnologia de bases de “efeito photoshop” e bases camaleónicas que se adaptam à tonalidade da nossa pele.

Como podem ver, isto não tem fim, podia ficar aqui um dia inteiro a falar-vos só sobre bases líquidas, por isso, com esta informação muito “levezinha”, passemos às em pó. Alguma dúvida, sintam-se à vontade para colocar nos comentários.

A base em pó (6, 7) é muito mais prática e rápida de aplicar que a base líquida. Podem ser ou não minerais (como a base 7) e têm a vantagem de não necessitarem de pó finalizador para as “trancar” depois de aplicadas, podendo ser aplicadas por cima do corrector directamente, enquanto as bases líquidas devem ser aplicadas antes do corrector e devem ser finalizadas com um pó finalizador para eliminar brilhos e fazer com que dure mais tempo.

A base em pó é ideal para peles oleosas, no entanto resulta também bastante bem em peles secas se a pele estiver bem hidratada (como deve). Aqui dou a minha experiência pessoal pois tenho ambas as bases em pó aqui apresentadas e gosto imenso delas para o dia-a-dia, são extremamente fáceis de aplicar (especialmente a Studio Fix, uma vez que vem com uma esponginha muito prática e por ser compacta, torna-se mais prática pois facilmente se transporta na mala e se retoca se necessário).

Devo alertar que bases em pó não devem ser retocadas como um pó comum pois podem fazer um efeito muito carregado pois, tal como as bases líquidas, ao adicionar mais camadas, adicionamos cobertura, aquilo a que se chama “buildable coverage”. Podem usar isto em vosso proveito se tiverem uma base de cobertura leve e desejarem uma pele mais perfeita para uma ocasião especial, basta adicionar mais uma camada de creme, depois da primeira ter sido absorvida.
1- Clinique: supermoisture make up; 2M.A.C.: Studio Fix Fluid (SPF) 3- The Body Shop: Oil Free Balacing Foundation (SPF); 4– Giogio Armani: Lasting Silk Foundation (SPF); 5-M.A.C.: Face and Body Foundation; 6- M.A.C.: Studio Fix Powder Foundation; 7- i.d. Bare Minerals: Mineral Foundation; 8- Benefit: You Rebel Lite; 9- M.A.C.:Studio Moisturizing Tint (SPF)

Por fim, a maior dúvida que existe: como escolher a base certa para mim?

Tenho a certeza que neste momento devem existir MILHARES de tons de base no mundo, algures no meio desse, está o vosso. Duas dicas para o encontrar: descubram o subtom da vossa pele. É amarelo ou rosa? O subtom da base deve ser escolhido com base nisso, pessoas amareladas podem usar bases mais rosadas e vice-versa. Existem inclusivamente bases com subtons verdes para disfarçar a vermelhidão. De seguida, para saberem na prática se o tom é o vosso, numa altura em que não se encontrem bronzeadas, apliquem uma pequena quantidade de base no centro da bochecha. Adicionem mais um pouco. Se continuar fundida com o tom da vossa pele e não se notar a fronteira desta e da base, é o vosso tom.

Et voilá! Isto é gigantesco…prometo que voltarei a abordar este tema que, honestamente, quase não tem fim!

6 thoughts on “Bases

  1. m_I_a diz:

    Sim, também queria falar sobre esse tema em breve. O próximo post vai ser sobre bronzers e blushes. Podes usar todo o tipo de cores que quiseres, desde os pêssegos, aos tons terra, aos rosados. Mas ao invès de optares por um rosa pálido, tens de optar por um tom de rosa mais queimado que se note na tua pele, ou então um tom de rosa bom-bom bem pigmentado.
    Não percebi a tua pergunta do acima ou transparente…a que parte te referias?
    Eu gosto imenso das bases da MAC, no entanto essa nunca experimentei. Posso dizer-te que esta que aqui está (a studio fix) e que eu tenho é excepcional, para todos os tipos de pele e já ganhou imensos prémios de beleza. Não entope os poros e absorve alguma da transpiração. As minerais neste momento estão na moda, é suposto serem mais hipoalergénicas. Experimenta na tua pele na loja e vê como te sentes com ela durante um dia. Se não repuxar nem fizer comichões, óptimo. verifica também a cor à luz natural, que na loja nem sempre se consegue ter noção.

    Gostar

  2. diz:

    ohhh o meu coment foi cortado –' dava os parabens pk ta mt bem escrito e perguntava que tipo de pó aconselhas para colocar em cima da base likida (mm tom, um tom acima ou transparente….ja ouvi de td nas lojas)
    adoro a mac 😛 mas ainda n experimentei exa base em pó….vou experimentar.
    normalmente uso akeles blushes que tem várias cores misturadas.
    bj*** Mia 😛

    Gostar

  3. m_I_a diz:

    Em relação a isso, deves usar aquele que achares que te oferece mais vantagens, ou seja, se tens uma pele oleosa, que absorva melhor essa oleosidade, pele seca, que não seja demasiado absorvente…Há actualmente pós brancos que não te deixam com cara de gueixa como o HD da Make up Forevere que fazem com que a tua base dure o dia inteiro, há na MAC solto e branco ou compacto e colorido..é um mundo de opções. Eu prefiro compacto para andar na mala, especialmente no verão em que brilhamos que nem uma bola de espelhos lol! Eles são basicamente todos iguais, os com coloração e os sem ela, tu por seres morena só irias estranhar os brancos que nao tenham nova tecnologia e te aclarem a pele

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s